14 de July de 2022 - 11h15

FIERO participa de debate sobre desafios do SUS: Resgate de uma política de saúde pública no Brasil

Representando o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) Marcelo Thomé, o superintendente do SESI-IEL e diretor do SENAI, Alex Santiago, participará do debate sobre o Sistema de Saúde no Brasil acontece nesta quinta-feira, 14, na sede do Conselho Regional de Medicina (Cremero), em Porto Velho, a partir das 19h30. O Tema SUS: Resgate de uma Política de Saúde Pública no Brasil” será a pauta do diálogo proposto em uma mesa redonda.

No evento serão apresentados modelos de gestão dos serviços de saúde locais e da experiência exitosa no município de Botucatu (SP), registrados no livro “Da Teoria à Prática no Sistema de Saúde: Crônicas de Uma Experiência Municipal, de autoria da professora dra. Cecília Magaldi. Para Alex Santiago, a saúde não só no Brasil, merece uma atenção especial, principalmente diante aos desafios enfrentados durante a pandemia de Covid.

Para esta rodada de debate, organizada pelo Cremero, em parceria com o Centro de Estudos em Saúde do Índio de Rondônia (Cesir) e Departamento de Medicina da Universidade Federal de Rondônia (Unir), foram convidados diretores, professores, alunos do ensino médio e superior dos cursos de enfermagem, farmácia, psicologia, fisioterapia, medicina, odontologia, e demais cursos que compõem a área da saúde.

A professora dra. Raquel Serbino, que possui amplo conhecimento na área de educação, com pós-doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), será uma das debatedoras. Ela explicou que este diálogo sobre o resgate da importância do SUS e seu papel preponderante no enfrentamento das questões relacionadas à saúde pública é o ponto inicial da conscientização de jovens que almejam seguir na carreira da saúde.

Presentes também da mesa redonda, a professora dr. Ana Lúcia Escobar, a secretária municipal de Saúde, Eliana Pasini e o dr. Sérgio de Almeida Basano. Conforme a programação, cada convidado da mesa tem 10 minutos para fazer suas considerações sobre o tema e depois será aberto um debate entre os presentes.