24 de August de 2022 - 11h49

DR-RO participa do 1º Encontro de Gestores de Compliance realizado pela CNI

Qual a estrutura mínima de uma área de Compliance e o seu papel em uma organização foram os temas abordados na palestra ministrada pelo professor Matheus Cunha, durante o 1º Seminário de Gestores de Compliance, realizado nesta terça-feira, 23, online, com a participação de representantes do Departamento Regional de Rondônia, Raimunda Queiroz Kersting e Arthur Fagundes, ambos da Assessoria de Compliance da FIERO-SESI-SENAI e IEL.

Foram abordados temas de grande relevância para o Compliance como os Pilares Due Dilligence e Apoio da Alta Administração. Este encontro é uma iniciativa da Rede de Compliance da CNI e tem como objetivo, conhecer as necessidades de melhorias para efetividade do Programa de Compliance para blindar as entidades e Gestores.

Todos os Departamento Regionais, CETIC, DN, Conselho Nacional do SESI e SENAI participaram do evento coordenado pelo gerente executivo de Compliance Ualger Luiz Lourenço da Costa, o evento contou ainda com a participação do vice-Presidente Executivo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) Glauco J. Corte, que reforçou a importância da cultura do compliance nas instituições.

Raimunda Queiroz, da Assessoria de Compliance da FIERO, afirmou que o encontro agregou em troca de experiências e discussões acerca das boas práticas e desafios dos enfrentados pelos DRs. “Em nossa avaliação constatamos o quanto estamos alinhados as Diretrizes do Nacional e atendimento aos organismos de controle.

Ainda conforme Raimunda, um documento será elaborado com o objetivo de consolidar os assuntos tratados com uma proposta estratégica de Compliance que será encaminhado aos Gestores Nacionais.

Já Arthur Fagundes ressaltou o seminário como oportunidade de aprender com os demais regionais, sejam os mais maduros em relação a aplicação das sistemáticas ligadas ao Compliance, sejam os que apresentam desafios pelo tamanho que possuem.

“No fim, concluímos que estas instituições apresentam dores muito parecidas com as nossas ou em algum momento confrontaram os mesmos desafios, expertise que nos auxiliará a alcançar de maneira mais rápida nossos objetivos”, pontuou Fagundes.

O superintendente do SESI-IEL e diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago ressalta que a implantação do Programa de Compliance é uma relevante iniciativa, que reforça o compromisso com a ética, com a transparência e com a integridade, contribui para o aprimoramento contínuo da governança e dos processos internos.

De acordo com o diretor Jurídico, Marcelo Lessa, esses princípios e a adesão às boas práticas internacionais de governança corporativa fortalecem a FIERO e suas casas SESI, SENAI e IEL e são fundamentais para aumentar a eficiência e a qualidade dos serviços que prestamos às empresas e à sociedade.

Para o superintendente da FIERO, Gilberto Baptista um bom programa de Compliance deve ser preventivo para evitar ocorrências e ter viés mitigador e propositivo para reduzir riscos financeiros e reputacionais, pois o programa tem como um dos seus objetivos é o aprimoramento da identidade de uma organização.