03 de February de 2023 - 08h43

FIERO e SENAI apresentam soluções para empresário da indústria têxtil

Para buscar parcerias com a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o proprietário da indústria de jeans, Elcimar Vidal esteve na instituição, para conhecer as soluções quanto a capacitação de mão de obra e demais assuntos ligados aos trâmites para implantação do seu empreendimento, nas suas fases: projeto, construção, montagem e operação. Atualmente a confecção é o segundo setor que mais absorve mão de obra intensiva, ficando atrás somente da construção civil.

Recepcionado pelo superintendente da FIERO, Gilberto Baptista, e pelo gerente de educação básica e profissional do SESI-SENAI-IEL, Jair Coelho, Vidal pôde expor alguns de seus anseios para dar início às atividades do seu empreendimento em Porto Velho. Segundo o empresário, o local onde vai funcionar a fábrica já foi adquirido, e as obras devem iniciar em breve. No entanto, já montou um laboratório para dar início à fabricação das primeiras peças.

Vidal informou que atua no ramo há 20 anos, com fábrica em Goiânia. Mas como a comercialização das suas peças é voltada 100% para Rondônia, resolveu se instalar no Estado, no intuito de fomentar a economia local, aumentando o número de postos de trabalho. “Além de gerar novos empregos diretos e indiretos, nossa intenção é oferecer um produto de qualidade com um valor mais atrativo para nosso consumidor”, explica. Jair Coelho afirmou que o SENAI pode contribuir indicando alunos e ex-alunos dos cursos de confecção que são oferecidos pela instituição além de preparar para negociar e atender treinamentos customizados que a nova unidade industrial venha a demandar.

O gerente de educação informou que o SENAI possui o Programa Qualificação de Fornecedor (PQF). O PQF é uma metodologia para a promoção e fortalecimento das competências técnicas e empresariais dos fornecedores do setor de atuação (em foco), incluindo a capacitação, o desenvolvimento e a qualificação das empresas, visando a melhoria da qualidade dos materiais, serviços e atendimento oferecido à cadeia produtiva e ampliando a participação e o posicionamento no mercado.

O programa toma como base técnicas de gestão reconhecidas no mercado, promovendo a identificação de características específicas do grupo de fornecedores e promovendo ações definidas para a evolução e melhoria de desempenho de toda a cadeia produtiva.