04 de April de 2023 - 12h18

FIERO homenageia profissionais da imprensa e apresenta novos projetos

O Dia do Jornalista é comemorado em 7 de abril, mas a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) antecipou à homenagem aos profissionais da imprensa local promovendo um café da manhã com sorteio de brindes, que aconteceu nesta terça-feira, 4, no salão de convenções da entidade. O evento contou ainda com a presença de conselheiros e diretores.

O presidente da FIERO, Marcelo Thomé saudou e parabenizou os profissionais da imprensa. “O trabalho realizado por vocês é fundamental para a manutenção da democracia. Não é possível coexistir regime democrático sem liberdade de imprensa e de expressão. Por isso, celebrar mais uma vez essa data dedicada a tão valiosos profissionais é uma satisfação”, exultou.

Em seguida, o líder empresarial ressaltou o reconhecimento ao ensino de qualidade do SENAI, que em 2022 conquistou o primeiro lugar no Sistema de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (SAEP). Essa excelência é o fruto de anos de trabalho e que vem se consolidando nacionalmente desde 2020”, disse.

Thomé falou ainda do Observatório da Indústria Rondoniense que contará com uma infraestrutura de Data Analytics, abastecida com dados públicos e privados, que atuará de forma segura para gerar informações que propiciarão ao setor industrial conhecimento para dar suporte às decisões estratégicas. Também citou o HUB de Inovação e Tecnologia, que atuará desde a execução de projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação (P&D+I) à incubadora e aceleração de negócios emergentes.

Outro projeto importante mencionado pelo presidente da FIERO, a Escola SESI de Referência, que será construída em Vilhena. “O objetivo é modernizar e reorganizar os espaços de aprendizagem da escola SESI, por meio da construção de um novo bloco, criando referência em estrutura física diferenciada que favoreça a interação entre os alunos e a construção de novas experiências, alinhada ao projeto pedagógico da Rede SESI”, pontuou.

A Escola SESI de Referência – Unidade Vilhena contará com 5.094,32m² de área construída, infraestrutura moderna e tecnologia de ponta, voltada para a educação digital com foco na necessidade da indústria.

O presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitarias do Estado de Rondônia (Sindipan-RO) e vice-presidente de Assuntos Sociais da FIERO, José Balbino Nascimento afirmou que “a iniciativa da Federação é uma justa homenagem àqueles responsáveis por levar a boa informação de forma fidedigna, com apuração séria, com ética, compromissada com a verdade, somente o bom jornalismo pode fazer isso”, elogiou o presidente. “Neste contexto, a sociedade volta a refletir no papel do jornalista dentro de um trabalho social”, declarou.

História

Desde 1808, época em que surgiu o primeiro jornal em língua portuguesa, o Correio Brasiliense, do jornalista Hipólito José da Costa, esta profissão desempenha um importante papel para a sociedade brasileira. O compromisso com a ética e a veracidade dos fatos é uma marca dos profissionais que acreditam na grande relevância de transmitir informação às pessoas, dando a elas à possibilidade de terem senso crítico e cultura.

O dia 7 de abril é a data oficial da profissão de jornalista, pois trata-se de uma homenagem criada pela Associação Brasileira de Imprensa a Giovanni Líbero Badaró. Ele foi médico e jornalista e foi assassinado no dia 22 de novembro de 1830, em São Paulo, por alguns dos seus inimigos políticos. O movimento popular que se gerou por causa do seu assassinato levou Dom Pedro I a abdicar do trono em 1831, no dia 07 de abril. Em 1931, cem anos depois, a data passou a ser oficialmente “Dia do Jornalista”.