SENAI de Ariquemes leva alunos de Técnico de Edificações para visita técnica em uma construção
BR-364 entra no pacote de concessões apresentado pelo Governo Federal na Espanha
Um importante corredor logístico para o fluxo de exportação do Arco Norte. Assim foi classificada a BR-364 na apresentação do ministro dos Transportes, Renan Filho, durante roadshow que ele participa em Madri, na Espanha. Porém, a rodovia necessita de um olhar sensível por parte de investidores estrangeiros para projetos rodoviários a serem leiloados esse ano ainda. O evento reuniu executivos de construtoras, operadoras e concessionárias de infraestrutura, além de representantes do mercado financeiro espanhol.
Pelo projeto a rodovia
receberá 113,7 quilômetros de duplicação na extensão que compreende o município
de Vilhena até Porto Velho e mais 201 quilômetros de faixa adicional ou
alargamento de pista, o que resultará em melhor trafegabilidade e mais segurança
tanto para veículos grandes (caminhões de carga e ônibus intermunicipais e
interestaduais) e de passeio, e para a população, pois no projeto está prevista
a construção de 20 passarelas, uma vez que a rodovia corta muitas cidades e o
fluxo de pedestres é intenso.
Para a Federação das
Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), em se concretizando essa concessão, o
estado dará um salto em desenvolvimento por meio de atração de novos negócios,
pois a rodovia contempla os acessos aos principais portos, se tornando uma rota
mais segura para o escoamento de grãos pelo rio Madeira, uma vez que mais de
50% de toda a produção de soja do país se concentra nas regiões Norte e
Centro-Oeste, e tem a China como principal destino.
De acordo com o presidente da
FIERO, Marcelo Thomé, essa obra é de fundamental importância, pois a BR-364
possui um enorme fluxo a medida que Porto Velho e Rondônia se consolidam como
rota de escoamento. “Em época de safra o movimento aumenta exponencialmente,
criando filas de caminhões até que se possa fazer a descarga. Vislumbramos com
essa possibilidade de concessão, a melhora a infraestrutura logística, que
refletirá no incremento da nossa economia, resultando na melhora da qualidade
de vida dos rondonienses”, reforçou.
A previsão para 2024, segundo
o Ministério dos Transportes, é que ocorram 13 leilões rodoviários, o que
representa um aporte de R$ 122 bilhões (aproximadamente €22,5 bilhões) em
recursos privados para melhorias na malha viária federal. Até 2026, a
perspectiva de investimentos é de R$ 280 bilhões (cerca de €52 bilhões),
somados os recursos públicos e privados, por meio do Novo PAC.
Conforme o ministro Renan
Filho, o Brasil também se preocupa na infraestrutura sustentável reafirmando
que o País já conta com exemplos em geração de energia limpa, na transição
energética e sendo vanguarda no hidrogênio verde.
Com informações do Ministério dos Transportes
Ilustração: Ministério dos Transportes
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