IMPRENSA
03 de April de 2025 - 14h58

A- A A+

Presidente da FIERO recebe embaixador da Suíça no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu nesta quarta-feira, 2 o embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri, para uma reunião estratégica sobre a economia industrial de Rondônia e as oportunidades para o crescimento sustentável da Amazônia.


Durante o encontro, o presidente da FIERO, Marcelo Thomé, apresentou um panorama do estado de Rondônia, destacando o potencial das indústrias locais e os esforços da FIERO para impulsionar o desenvolvimento do setor.


O presidente ainda ressaltou que Rondônia, como porta de entrada da Amazônia, tem grande potencial para a agenda verde, com foco em negócios voltados para a bioeconomia e soluções sustentáveis. Aproveitou também a oportunidade para apresentar o Instituto Amazônia+21, presidido por ele, e a Facility de Investimentos Sustentáveis, uma iniciativa inovadora do Instituto que utiliza o conceito de blended finance para expandir as oportunidades de investimentos com impacto positivo na região da Amazônia Legal.


Thomé enfatizou ainda a importância desse movimento empresarial na Amazônia, com empresários locais unidos para atrair parceiros comprometidos com o desenvolvimento sustentável da região. “Este é um movimento inédito, que visa unir os empresários da Amazônia em busca de soluções compartilhadas e práticas colaborativas”, concluiu.


Por sua vez, o embaixador Pietro Lazzeri destacou que a Suíça busca expandir seu engajamento com os estados amazônicos e estreitar relações com as federações de indústria, com o objetivo de ampliar seus negócios e parcerias além dos tradicionais eixos São Paulo e Rio de Janeiro. Ele enfatizou que a Suíça tem como um de seus propósitos contribuir para a solução dos problemas em comum, por meio de ciência e tecnologia, apoiando diversos projetos no território amazônico e em todo o Brasil. “A COP será um momento privilegiado para compartilhar nossas iniciativas em prol da sustentabilidade. A Suíça apoia vários projetos no Brasil, e a agenda de finanças sustentáveis é uma prioridade para nós”, afirmou Lazzeri.


O presidente da FIERO se colocou à disposição para colaborar no fortalecimento das parcerias e no avanço das agendas bilaterais. "Estamos totalmente à disposição para trabalhar juntos no desenvolvimento de soluções que beneficiem nossa região e o Brasil como um todo", concluiu Thomé.


Com a visita, a FIERO reafirma seu compromisso com o fortalecimento da indústria local e com o desenvolvimento sustentável da Amazônia, buscando cada vez mais parcerias estratégicas que resultem em benefícios mútuos e duradouros.


Fizeram parte da delegação suíça o conselheiro da Embaixada da Suíça no Brasil, Brendan Mackinnon Lacasa; a adida diplomática, Simone Schönenberg; e Rafael Candura Dela Libera, gerente comercial sênior, além de empresários dos setores de água, saneamento e agricultura.

Jornalista: Thais Rivero


Mais notícias

Dinâmicas sobre bullying conscientizam os alunos do SESI de Nova Mutum

SESI de Porto Velho propõe aula que vivencia planejamento de finanças

Aula de campo serve para alunos do SESI de Porto Velho explorar a natureza

SENAI-RO se destaca entre os melhores no Programa de Eficiência de Gestão