Alunos do NEM de Vilhena desenvolvem o projeto Natal Eletrônico
Ações Pedagógicas Disruptivas é mais um tema da Semana Pedagógica 2022
Entre citações do educador Paulo Freire e do
escritor alemão Thomas Mann, o coordenador de Educação Básica e Profissional
SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, deu sequência nesta terça-feira, 25, às
atividades da Semana Pedagógica 2022, com a palestra “Ações Pedagógicas
Disruptivas”, transmitida via Teams. A programação vai até amanhã, 26.
Na apresentação, o coordenador falou sobre o perfil deste profissional pode ser descrito como aquele que está em contínuo processo de desenvolvimento pessoal e profissional e também consegue acompanhar todas as transformações e mudanças que ocorrem ao seu redor, dentro e fora da sala de aula.
De acordo com Coelho, são os efeitos concretos das intervenções teórico-práticas de profissionais da área de educação, que partindo da própria visão crítica da realidade educacional, atuam para a sua contínua disrupção. “Precisamos ler o mundo, porque o mundo tem influência na nossa vida. É a educação que permite o conhecimento e o conhecimento traz a transformação”, afirmou.
“Os principais responsáveis pelas mudanças somos nós. Sejam mudanças profissionais ou pessoais. Estamos atuando como seres transformadores e os seres humanos são as principais fontes de aperfeiçoamento. A realidade está mudando e é fundamental que tenhamos consciência destas transformações necessárias que contribuem para a nossa evolução”, explicou Coelho.
Ele acrescentou que o conhecimento e a educação fazem parte do mundo transformador. “Somos profissionais do intelecto, pois mudamos a vida das pessoas através da educação. Por isso precisamos ser responsáveis pelo que falamos, principalmente no fazer pedagógico. A educação provoca, transforma e acha sempre as soluções”, disse.
O coordenador ressaltou a importância do educador Paulo Freire, um dos brasileiros mais célebres e um dos estudiosos do século XX e mais lidos do Mundo. “Educadores temos muitos, mas um educador com diferencial, sem dúvida, foi Paulo Freire que deixou um legado para a educação. Uma criança que lê será um adulto que pensa. O meritório de Freire foi insistente em suas obras quanto a problematização do futuro e quanto a recusa peremptória da sua inexorabilidade”, comentou.
No seu último livro publicado em vida (Pedagogia da Autonomia,1996), o brilhante educador aprofunda a sua teoria Disruptiva: “teoria-ética” – a vida deve estar sempre voltada para a liberdade, a verdade e a autenticidade dos sujeitos, através do amor revolucionário e do rigor crítico. Segundo o London School of Economics, “Pedagogia do Oprimido”, que Coelho leu seis vezes, é a terceira obra de ciências sociais e humanas mais citada no mundo. A cada nova leitura se descobre que a comunicação vai além das palavras.
Em seu ponto de vista, a pedagogia é ciência e pedagogo é profissional do intelecto. Pedagogo é professor, é mediador, mentor, articulador das relações docente e discente. Pedagogo é também um provocador. “Pedagogos atuam disruptivamente sobre o que o ato de ensinar exige de educadores e educandos. É sabido de todos, que os estudantes modernos são de características distintas dos de algumas décadas atrás daí, como distinta vantagem a educação inovadora propõe solucionar e aproximar os processos de ensino-aprendizagem conectando-os a sociedade e ao mundo laboral via multímodos”.
Estuda-se cada vez mais para além do que o diploma sugere, estudar cada vez mais para além do espaço sala de aula, relação docente/discente/pedagogo/ instituição de ensino não se enquadram mais quanto a simples hierarquia e sim quanto as relações de causa e efeito, custo e benefício, pessoais, profissionais, educacionais, a conectividade permanecerá acelerando a transformação das relações de todos, profissionais de educação e todos os demais profissionais, dentre outras.
Mais notícias
Licença Ambiental SESI
SESI de Vilhena encerra atividades escolares com o JISESI
Noite festiva na formatura do NEM – Itinerário Técnico em Desenvolvimento de Sistemas do SESI de Cacoal