SESI Rondônia integra encontro nacional de mentoria e formação
SESI realiza maior evento internacional de robótica
O coordenador de Educação Básica e Profissional
do SESI-SENAI-IEL de Rondônia, Jair Coelho, de 2 a 6 de agosto, representou o
Departamento Regional, nas reuniões de planejamento focadas em educação básica,
oficinas e seminários realizados em paralelo ao evento SESI Robotics
International Open Brazil, no Pier Mauá, no Rio de Janeiro.
Coelho ressalta que pela primeira vez, o Serviço Social da Indústria promoveu um festival internacional no Brasil com a participação de representantes de 38 países que participaram de competições de robótica nas modalidades FIRST Lego League (FLL) Challenge, Off Season FIRST Robotics Competition (FRC).
Ele lembra que as principais escolas no mundo utilizam a robótica como ferramenta didática e o SESI é um dos principais expoentes no Brasil, que adota esse recurso. O SESI em Rondônia utiliza essa metodologia em suas quatro unidades para a educação básica.
“A robótica ao mesmo tempo é recurso didático e tecnológico que insere os alunos no mundo da robótica, mecatrônica, microeletrônica, pensamento lógico, além de ser um extraordinário atrativo para incentivar e despertar a criatividade dos alunos, significa uma estratégia e um atrativo que captura novos alunos”, afirma Coelho.
O campeonato de Robótica tem três fases. A regional, nacional e internacional e os alunos do SESI-RO têm ganhado destaque com a participação da unidade de Vilhena em campeonatos nacionais e classificada para torneios internacionais. O DR-RO está caminhando, fazendo planos de ação, incentivando as unidades e capacitando professores e alunos para que nas próximas competições as participações sejam mais efetivas, principalmente com o objetivo de trazer, cada vez mais, resultados positivos.
De acordo ainda com Coelho, “além de debater as questões voltadas à educação básica do SESI no país em relação as tecnologias, troca de informações, também houve esse propósito de presenciar in loco o torneio e ali, mais uma vez, entre aqueles jovens, constatei o quanto a robótica e os torneios são promotores e significativos. Ficou claro que não podemos abrir mão desta ferramenta enquanto opção para trazer e difundir cada vez mais esta tecnologia na nossa educação básica, nas nossas unidades para os nossos alunos”, finaliza.
“A robótica também é um recurso didático e tecnológico que insere os alunos no mundo da robótica, mecatrônica, microeletrônica, pensamento lógico, além de ser um extraordinário atrativo para incentivar e despertar a criatividade dos alunos, significa uma estratégia e um convincente atrativo para atrair novos alunos”, afirma Coelho.
Mais notícias
DR-RO participa de workshop para interlocutores da Nova EJA e EJA Profissionalizante
Treinadores destacam evolução das equipes de robótica das unidades SESI-SENAI-IEL Lagoa e Vilhena
Departamento Regional de Rondônia participa de Seminário Internacional SESI de Educação