IMPRENSA
14 de November de 2022 - 11h12

A- A A+

Alunos do SESI-SENAI-IEL de Vilhena são destaques com medalha de ouro e menções honrosas na Olimpíada Nacional de Ciências

Representando brilhantemente a unidade SESI-SENAI-IEL de Vilhena e o DR de Rondônia, o aluno Joseph Valadão Fantin, 18, aluno do terceiro ano do Novo Ensino Médio (NEM) conquistou medalha de ouro na edição 2022 da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). Também tiveram destaque as alunas Ana Clara Verdi Figueiredo Gregio, 17, da 2a série do NEM e Julia Borchardt Viana,14, do 9ª ano A, que receberam, respectivamente certificados de Menção Honrosa, na mesma competição.

As provas foram realizadas online e em duas etapas. A primeira fase aconteceu no período de 18 a 20 de agosto de 2022, com a participação de 38 alunos e a segunda, nos dias 9 e 10 de setembro deste ano, para qual foram classificados sete estudantes, dentre eles, Joseph, Ana Clara e Júlia.

O gerente da unidade, Silvio Leite, fez questão de destacar a dedicação de todos os alunos que fizeram as provas da ONC. "A participação nas olimpíadas busca despertar e estimular o discente pelo estudo das ciências naturais, melhorando o raciocínio lógico, autoconhecimento, desempenho escolar além de estreitar caminhos para o ensino superior, institutos de pesquisa e sociedades científicas", afirmou.

Leite também parabenizou e agradeceu o trabalho da professora Inês Fernandes, sempre à disposição para orientar, aconselhar e apoiar os alunos nesta jornada”.

A professora Inês Fernandes defendeu que a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), pode ser utilizada pela escola como uma ferramenta motivadora ao estudo das ciências, levando os estudantes a romperem possíveis barreiras e proporcionando novos e interessantes desafios.

“Os alunos são estudantes proativos", explicou a docente, "que buscam o conhecimento em todas as áreas, tornando-se uma referência positiva e incentivadora do processo ensino-aprendizagem. Estudar com propósitos, requer esforço e disciplina o qual resulta em grandes conquistas”, pontuou.

Para o medalhista de ouro, Joseph Valadão, "participar da Olimpíada de Ciências foi muito gratificante para mim pois foi uma oportunidade de testar meus conhecimentos acerca da área de Ciências da Natureza e ter contato com uma abordagem diferente do conteúdo, além, é claro, da possibilidade de concorrer a prêmios", comentou.

O jovem completou dizendo que ficou feliz com o seu desempenho que lhe permitiu conquistar medalha de ouro e, com certeza, esse resultado o motiva ainda mais a continuar estudando.

Conforme a aluna Ana Clara Verdi, participar da ONC lhe proporcionou adquirir novos conhecimentos. "Fiquei feliz com o meu resultado e acredito em contribuir para mostrar como a Ciências está ao alcance de todos os alunos. Foi emocionante e ao mesmo tempo importante para minha vida de estudante”, comentou o medalhista.

Segundo a coordenadora de educação SESI-SENAI-IEL da unidade de Vilhena, Aline de Souza, “a competição é importante para nossa escola, pois significa uma oportunidade de os alunos mostrarem seus conhecimentos, tirarem suas ideias do papel e até encontrar a sua vocação para dar um rumo na carreira”, finalizou.

 

 


Mais notícias

Treinadores destacam evolução das equipes de robótica das unidades SESI-SENAI-IEL Lagoa e Vilhena

Departamento Regional de Rondônia participa de Seminário Internacional SESI de Educação

Equipe Nimble participa do Torneio SESI de Robótica 2024 na modalidade F1 in Schools

Equipe Elev3r segue para o Festival SESI de Robótica onde compete na etapa nacional da categoria FLL