Unidade de Pimenta Bueno realiza mais uma edição do SESI Folia
Alunos do NEM do SESI-SENAI de Vilhena constroem planta baixa e residência utilizando Minecraft

Sob a orientação do professor
Marcos Cesar Mücke, alunos da primeira série A e B do Novo Ensino Médio (NEM), da
unidade SESI-SENAI de Vilhena, reunidos em grupos de 3 e 4 integrantes,
realizaram atividade utilizando o jogo Minecraft para desenvolver uma planta
baixa e em seguida construir uma residência com a ferramenta da Microsoft. Os estudantes fizeram prints da construção para
evidenciar a evolução dos respectivos projetos, que depois foram anexados a um
portfólio. A atividade foi acompanhada pelos
professores Lorines Cezne e Silvio Vichroski.
“Nesta
atividade”, explicou o professor Mücke, as equipes utilizaram conhecimentos
geométricos para visualizar e representar partes do mundo real, compreender e
construir modelos em múltiplos contextos. Eles também exercitaram a habilidade
de efetuar medições, reconhecendo, em cada situação, a necessária precisão de dados
ou de resultados e estimando margem de erro e acertos”.
Em sala de aula, o docente evidenciou em sua explanação sobre os
poliedros (Poliedro vem do grego polys (muitos, vários) e edros (faces)
figura de muitas faces, objetos vistos e utilizados no cotidiano. “Foi um
momento de interação entre os alunos, e a partir da apresentação do conteúdo e
da parte prática, podemos observar mediante os resultados, que eles foram bem
criativos. É fundamental frisar que projeto
confirma que a metodologia de gamificação do SESI está dentro da Cultura
Digital do MEC”, disse Mücke.
Segundo
o professor Silvio Luiz Vichroski, esse projeto é muito interessante, pois vai
ao encontro da quinta competência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que
diz: “Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e
comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas
práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer
protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva”, pontuou.
No
ponto de vista da professora Lorines Cezne “ao utilizar as ferramentas
disponíveis, o professor Mücke, se torna o mediador que vai auxiliar os
estudantes na reflexão sobre os melhores usos possíveis das tecnologias
digitais”, afirmou.
Para
o gerente da unidade, Silvio Leite, a gamificação como ferramenta
didático-pedagógica torna-se fundamental para o estímulo da criatividade,
propiciando novas formas de construção do conhecimento; o professor é apenas o
mediador no processo de ensino-aprendizagem. “Nesse contexto, ferramentas como
Minecraft, por exemplo, vem desafiando os profissionais da educação, levando-os
a repensar as práticas pedagógicas, tornando a aula mais digital e interativa”,
comentou.
Leite
acrescentou que os games digitais são um importante instrumento de aprendizagem
que pertence ao cotidiano do aluno, são atrativos e motivam o educando a
interagir e a participar das aulas, considerando que os games, além de encantar
os jovens, prendem sua atenção.
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