SESI Rondônia integra encontro nacional de mentoria e formação
Alunos do SESI-SENAI-IEL de Vilhena com pontuação acima de 800 são destaque em redação na Plataforma Letrus
A partir de iniciativa do Departamento
Nacional, o SESI de Vilhena, aderiu à plataforma Letrus, uma ferramenta
educacional que faz uso da inteligência artificial para corrigir redações de
diversos gêneros textuais, inclusive o dissertativo-argumentativo solicitado
pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Conforme a coordenadora de Educação Aline Souza
a unidade se destacou no ranqueamento feito pela plataforma. “Esta ferramenta
além de proporcionar aos alunos o desenvolvimento de uma escrita cada vez mais
acadêmica e formal, possibilita aos professores a exploração de diversos
temas”, afirmou.
Além de otimizar o tempo que seria investido em
correções de redação, a plataforma apresenta aos alunos seus resultados
detalhados a partir das cinco competências do Enem, subsidia com material de
apoio voltado aos temas específicos e verifica legitimidade das redações, já
que a Letrus consegue identificar plágio de internet e plágio entre alunos que
utilizam a ferramenta.
Aline detalhou que, para um trabalho efetivo,
os docentes, antes da solicitação das produções textuais, fazem debates em sala
de aula, discutem repertórios socioculturais, orientam durante o processo de
primeira escrita e auxiliam as reescritas a fim de garantir a evolução de suas
turmas.
A professora Sebastiana Rodrigues Alves também
destacou a importância da Letrus como ferramenta de ensino-aprendizagem, pela
qual o aluno se enxerga no processo de produção de texto, pois o protagonismo é
dele. “E, nós, professoras, temos por obrigação apoiá-los e incentivá-los para
que alcancem a excelência na escrita. Os resultados até o momento são muito
satisfatórios, não só pelas altas notas que os alunos estão conseguindo, mas
principalmente, pela satisfação de vê-los evoluir de forma integral e cidadã”,
comentou.
Segundo a docente Adriana Willers, o mural é
uma forma de reconhecimento pelos esforços dos alunos pela produção das
redações. “Sabemos que escrever exige esforço e dedicação e isso eles têm de
sobra, pois seguem firmes na busca da excelência na escrita. Além disso, os
resultados obtidos pelos alunos em destaque servem de inspiração para os
colegas que ainda encontram dificuldades na elaboração de suas
dissertações-argumentativas”, pontuou.
O gerente da unidade SESI-SENAI de Vilhena,
Silvio Leite ressaltou o trabalho realizado pelas professoras Sebastiana e
Adriana junto aos alunos, que produziram redações em preparação para o Enem,
mediante o uso da plataforma, que possibilita aos professores o acesso ao
desempenho dos estudantes por meio de relatórios individuais e por turma. “Essa
devolutiva permite o acompanhamento da evolução da escrita e da proficiência ao
longo dos temas trabalhados, em tempo real”, disse.
Leite acrescentou que os alunos produzem o
texto diretamente na ferramenta com temas que seguem o que já foi proposto em
provas do Enem de anos anteriores. “Ao terminar, o estudante recebe,
automaticamente, um retorno pela análise feita pelo sistema de inteligência
artificial, que é focado na estrutura do texto. Ao final das redações propostas
e realizadas, a plataforma indica a evolução do estudante”, finalizou.
Mais notícias
DR-RO participa de workshop para interlocutores da Nova EJA e EJA Profissionalizante
Treinadores destacam evolução das equipes de robótica das unidades SESI-SENAI-IEL Lagoa e Vilhena
Departamento Regional de Rondônia participa de Seminário Internacional SESI de Educação