IMPRENSA
06 de September de 2023 - 09h33

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Alunos do 2º ano do SESI de Pimenta Bueno põem a mão na massa para fazer arte

Estimular a criatividade dos alunos com experiências educacionais envolvendo arte contribui para o aprendizado. Com esse objetivo, a professora Laura Anesia envolveu os alunos do 2º ano do SESI de Pimenta Bueno, em atividades como o trabalho com argila. 

"Essa prática não apenas proporcionou uma pausa bem-vinda nas rotinas tradicionais da sala de aula, e ao mesmo tempo promoveu o desenvolvimento de habilidades importantes para o crescimento das crianças", pontuou a docente. 

De acordo com Laura o processo começa com a apresentação da argila aos alunos. "O material em suas mãos é uma mistura de terra e água, o que por si só já desperta a curiosidade e fascinação das crianças, que aprendem sobre a origem da argila, sua composição e seu papel na história da arte e da humanidade. É uma oportunidade valiosa para integrar conhecimentos de geografia, ciências e história de maneira prática e envolvente", explicou.

A docente ressaltou que à medida que começam a moldar a argila, eles desenvolvem habilidades motoras finas, coordenação e concentração. "Esse processo exige paciência e perseverança, uma vez que a forma desejada pode levar tempo para ser alcançada", pontuou. "O ato de moldar a argila também permite que expressem a criatividade e imaginação de maneiras únicas, transformando simples pedaços de terra em esculturas incríveis".

Além dos aspectos físicos e criativos, trabalhar com argila também ensina lições valiosas sobre responsabilidade. Os alunos precisam cuidar da argila, mantendo-a limpa e úmida para que ela continue maleável. Isso promove uma compreensão precoce da importância do cuidado com os recursos naturais e a responsabilidade ambiental.

A coordenadora pedagógica Renata Gaede destacou que a atividade não se limitou ao processo de criação. Depois de secas e endurecidas, as peças foram decoradas com tintas e outros materiais. "Isso adiciona outra camada de expressão artística e permite que personalizem suas criações de acordo com suas preferências", exultou.

Ao final do projeto, os alunos compartilharam suas obras com os colegas e professores, promovendo apreciação mútua. "Essas experiências enriquecedoras contribuem para o desenvolvimento pessoal e acadêmico dos estudantes, mas os incentivam a explorar diferentes formas de expressão e a valorizar a arte em suas vidas". 

Segundo o gerente da unidade Diógenes Pierre, as atividades com argila proporcionam uma experiência educacional que vai além do aprendizado tradicional, porque estimulam a criatividade, promovem o desenvolvimento de habilidades importantes e incentivam a responsabilidade e a apreciação pela arte. Essas lições moldam não apenas esculturas de argila, mas também mentes jovens prontas para enfrentar os desafios futuros com confiança e criatividade. 


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