Evento sobre saúde e produtividade dos trabalhadores da indústria reúne empresários na FIERO
Discentes do SESI-SENAI-IEL de Vilhena aprendem a utilizar equipamentos de localização e orientação geográfica
Desenvolver
habilidades de manusear e compreender o funcionamento e a importância dos
instrumentos analógicos e tecnológicos para localização no espaço geográfico e
também compreender o processo e os sistemas de localização utilizados no
dia-a-dia. Estes foram alguns dos objetivos da professora Durcelene
Aparecida Silva durante atividade ministrada para os alunos das sextas
séries A e B do Ensino Fundamental, da unidade SESI-SENAI-IEL de Vilhena.
Munidos
com bússolas, aplicativos de localização e um GPS – Garmin Etrex 10, os alunos
se movimentaram pelo pátio da escola coletando pontos de coordenadas e
verificando a oscilação, das latitudes e longitudes dos pontos visitados.
Após
o trabalho, os alunos utilizaram o Apps-Timestamp e fizeram passeios com seus
familiares pela cidade e zona rural do município, fazendo fotos dos locais
visitados. O Timestamp é um aplicativo que sincroniza a câmera com o GPS e
retorna foto com identificação (endereço) do local onde o registro foi feito.
Para encerrar a atividade, eles fizeram um relatório das áreas visitadas,
juntamente com a amostragem das imagens coletadas nesses pontos.
Segundo
a professora Durcelene, "é de suma importância que os estudantes conheçam
o sistema de coordenadas geográficas, pois por trás da localização do pedido de
delivery, tem toda uma estrutura a qual passa despercebido", disse.
Letícia
Libaíno, do 6º ano A, disse que “ficou feliz em aprender e entender que de
acordo com que nos movimentamos no espaço geográfico, nossa localização, também
muda”.
Conforme
a coordenadora de Educação, Aline Souza, a atividade proporcionou, além de
aprendizado prático, um momento de interação entre os alunos, que puderam
trocar experiências entre eles e ainda a marcante participação de
familiares.
“Essa aula sobre
localização e orientação no espaço geográfico contribuiu para o aluno entender
o espaço em que vive e fazer relações com outros lugares. Através da
cartografia como ferramenta, constroem-se conceitos utilizando-se da linguagem
cartográfica em escalas de níveis diferentes: locais, regionais e globais”,
pontuou o gerente Silvio Leite.
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