IMPRENSA
11 de March de 2025 - 11h03

A- A A+

Aula apresenta estudos da astronomia no SESI de Pimenta Bueno

Neste semestre, os alunos do 9º ano do Colégio SESI de Pimenta Bueno se aprofundaram no estudo do gnômon, uma ferramenta astronômica fundamental utilizada por diversas civilizações antigas, como os gregos, romanos e árabes. O tema foi proposto pela professora de Ciências, Neila Rodrigues dos Santos.

 

De acordo com a professora, o gnômon foi um dos primeiros instrumentos empregados para medir o tempo e compreender os movimentos celestes, desempenhando um papel essencial no desenvolvimento da astronomia.

 

Na atividade ela expôs os conceitos, explicando que ele é um dispositivo simples, geralmente constituído por uma vara ou um pilar vertical que projeta sombra sobre uma superfície horizontal. “A variação da sombra ao longo do dia permite determinar a passagem do tempo e analisar o movimento do sol no céu. Esse princípio básico serviu de base para a criação de relógios solares e para avanços significativos na astronomia”, ensinou.

 

Durante a aula, a professora mostrou que as civilizações antigas utilizavam o gnômon para medir o tempo, e para realizar observações astronômicas fundamentais: por meio do instrumento é possível observar o movimento celestial. “Os gregos foram pioneiros na utilização do gnômon para estudar o movimento do sol e dos astros, contribuindo para a compreensão dos ciclos astronômicos”, afirmou.

 

Ele também era capaz de fazer a determinação de solstícios e equinócios. “Civilizações como a egípcia e a babilônica utilizavam esse instrumento para marcar os solstícios e equinócios, eventos fundamentais para a organização dos calendários”, explicou. Neila mostrou que sua estrutura básica serviu para o desenvolvimento dos primeiros relógios solares, permitindo medições mais precisas do tempo durante o dia.

 

O estudo do gnômon reforça a importância de conectar o aprendizado às descobertas históricas e científicas. O gerente da unidade, Díogenes Pierre de Moraes, enfatizou o valor dessa experiência para os alunos: "A aprendizagem ganha um significado ainda maior quando os alunos têm a oportunidade de explorar conceitos históricos e científicos de maneira prática e envolvente. O estudo do gnômon resgata conhecimentos das civilizações antigas e estimula o pensamento crítico e a curiosidade científica", comentou.

 

A professora Neila Rodrigues dos Santos também destacou a relevância do projeto: "Trazer conceitos históricos e científicos para a realidade dos alunos torna o aprendizado muito mais significativo. Ver o entusiasmo dos estudantes ao explorar o gnômon na prática é gratificante e mostra como a educação pode ser inspiradora, “concluiu.

Jornalista: Andréa Machado Minuto


Mais notícias

Arte e cultura circenses são lembradas pelo SESI de Nova Mutum

Mini composteira ajuda os alunos a compreenderem a transformação de resíduos

Colégio SESI promove prática esportiva gratuita com aulas de judô no contraturno

Teatro de sombras transforma aula de artes no SESI de Cacoal