IMPRENSA
25 de August de 2025 - 17h43

A- A A+

No dia do Folclore, SESI de Cacoal mescla os temos ligados à conservação do meio ambiente

A unidade do Serviço Social da Indústria (SESI) de Cacoal celebrou o dia do Folclore, na última sexta-feira, 22, e fez uma vinculação com a COP30, Conferência Mundial que ocorrerá em novembro, em Belém, no coração da Amazônia. Ambos os temas ampliaram o debate, mostrando como a cultura popular e a mitologia brasileira dialogam diretamente com a conservação do meio ambiente e a luta contra as mudanças climáticas. O evento “Dia do Folclore: Cultura Popular, Clima Global e COP30” foi realizado com o propósito de integrar a valorização das tradições culturais brasileiras à conscientização sobre as urgentes questões ambientais globais.


O Dia do Folclore, comemorado em 22 de agosto, foi criado para valorizar e preservar as tradições culturais de um povo, passadas de geração em geração, como lendas, danças, festas e saberes populares. A data busca despertar o respeito pela diversidade e fortalecer a identidade nacional por meio do conhecimento das raízes culturais.


Já a COP30 terá como objetivo debater soluções globais para enfrentar as mudanças climáticas. Entre suas metas, estão a redução da emissão de gases poluentes, proteção dos biomas como a Amazônia e garantia da justiça climática para populações vulneráveis. O evento também destaca o papel dos povos tradicionais na preservação ambiental.


A ação contou com o engajamento e a participação dos estudantes desde o 1º ano do Ensino Fundamental até a 3ª Série do Novo Ensino Médio. Dentre as apresentações culturais, houve apresentações musicais com a professora Viviane Fernandes, declamação de poemas, recitação de parlendas, danças, apresentações teatrais e um texto sensibilizador sobre as mudanças climáticas, com o tema alinhado à COP30, que este ano tem como símbolo o Curupira.


A aluna Larissa Martins de Carvalho, da 3ª Série B, falou sobre o entusiasmo de todos nas apresentações: “O Dia do Folclore na escola foi muito animado e cheio de alegria. Tivemos músicas, danças, contos populares, poemas e pudemos relembrar personagens importantes que fazem parte da nossa cultura, como o Saci e a Iara. A alegria foi total, mesmo para nós, que estamos encerrando esse ciclo escolar”, pontuou.


A coordenadora de Educação, Rubia Carla de Souza Costa, expressou a importância da reflexão dos temas que envolvem o folclore e os cuidados com o meio ambiente. “É uma data que nos convida a mergulhar nas raízes culturais do nosso povo. O folclore brasileiro é um tesouro de histórias, lendas e saberes que refletem a diversidade e a riqueza das nossas origens. Ao valorizarmos personagens como o Curupira, o Saci e a Iara, estamos também reconhecendo a sabedoria dos povos indígenas e demais povos tradicionais que há séculos mantêm viva a nossa identidade”, disse.

Jornalista: Andréa Machado Minuto


Mais notícias

SESI-RO realiza encontro formativo para a equipe pedagógica da EJA

Cinema inspira aprendizado no SESI de Cacoal

Estudantes do SESI de Cacoal exploram conceitos de pH com tecnologia digital

SESI de Cacoal participa de Seminário da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência