Torneio de Robótica do SESI de Porto Velho apresenta trabalhos inspirados na história de Rondônia
Atividade no SESI de Cacoal aproxima alunos das transformações tecnológicas na economia
Os alunos do 5º ano A do Serviço Social da Indústria (SESI) de Cacoal participaram, da aula diferenciada entitulada “Tecnologias nos Setores da Economia”. Realizada na última sexta-feira, 25 ela foi proposta pela professora Edlaine Cristina Batista, que buscou ampliar a compreensão dos estudantes sobre como as inovações tecnológicas transformam o modo de produzir, prestar serviços e gerar desenvolvimento nos setores primário, secundário e terciário da economia.
A professora dividiu a turma em
grupos que pesquisaram e analisaram o funcionamento de cada setor e as
tecnologias utilizadas em suas atividades. A partir das descobertas, os alunos
organizaram mapas mentais em cartazes ilustrativos, reunindo informações sobre
como as ferramentas tecnológicas impactam o campo, a indústria e o setor de
serviços.
Os resultados das pesquisas
foram apresentados de forma criativa. Cada grupo explicou como a tecnologia
contribui para aprimorar processos e aumentar a produtividade. Um dos exemplos
abordados pelos estudantes foi o uso de máquinas agrícolas inteligentes, que
permitem maior eficiência na colheita. O segundo, o emprego de robôs e
softwares de automação nas indústrias, que agilizam etapas da produção; e
ainda, as plataformas digitais que aproximam consumidores e prestadores de
serviço, como aplicativos de transporte e teleatendimento médico.
Segundo a professora Edlaine,
a experiência foi significativa para o desenvolvimento dos alunos. “No
desenvolvimento da atividade, percebi um envolvimento muito significativo por
parte dos alunos. Desde o momento das pesquisas e leituras, demonstraram
curiosidade e interesse em compreender como a tecnologia influencia diferentes
áreas da economia”, disse.
“A construção dos mapas foi um
momento de grande cooperação entre os grupos, pois os estudantes discutiram ideias,
organizaram informações e mostraram criatividade na elaboração dos cartazes. Na
apresentação para as outras turmas, os alunos se expressaram com segurança e
clareza, explicando os conceitos com domínio e entusiasmo”, complementou a
professora.
A aluna Eloá Vitória Pedro
Andrade, integrante do grupo que estudou o setor terciário, falou da sua experiência.
“Nosso grupo pesquisou sobre o setor terciário e descobrimos como a tecnologia
ajuda em serviços como transporte, saúde e educação. Montamos o cartaz juntos e
aprendemos com os colegas. A gente percebeu que a tecnologia está em quase tudo
e facilita muito o nosso dia a dia”, enfatizou.
As apresentações se estenderam
para além da sala de aula, com a apresentação dos trabalhos a outras turmas da
escola. Essa troca de conhecimentos permitiu que os estudantes desenvolvessem
habilidades de comunicação e valorizassem o aprendizado coletivo.
O projeto contribuiu para o
desenvolvimento da autonomia dos alunos, o fortalecimento do trabalho em grupo
e o aprimoramento da expressão oral e criativa. Além de compreenderem como as
tecnologias impulsionam a economia e o desenvolvimento social, os estudantes
vivenciaram a prática de colaboração e aprendizagem compartilhada, aspectos
fundamentais no processo de formação integral proposto pelos colégios do SESI.
Jornalista: Andréa Machado
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