21 de dezembro de 2017 - 16h24

Movimento empossa membros do Conselho de Governança

O Conselho de Governança do Movimento Rondônia pela Educação foi empossado na manhã desta terça-feira (27), na sede da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), instituição que lidera a iniciativa para melhorar os indicadores educacionais de Rondônia. O Conselho é composto por instituições dos setores econômicos, dos sindicatos patronais e de trabalhadores, dos setores educacionais, da sociedade civil e do Poder Público.

Marcelo Thomé, presidente da Fiero, explicou que depois da etapa de lançamento e conscientização do público e das adesões de instituições públicas e privadas, o Movimento Rondônia pela Educação passa a viver uma nova etapa recheada de novos desafios. “Damos às boas-vindas aos membros do Conselho. A partir de agora partimos para ações efetivas e as expectativas são as melhores, pois nesta trincheira contamos com valiosos soldados que vão para a linha de frente para fazer acontecer e obter os resultados positivos que tanto almejamos”, frisou.

Salientando que a educação é uma obrigação do Estado, o vice-governador de Rondônia, Daniel Pereira, lembrou, contudo, dos ditames constitucionais que esta deve contar com o apoio da família e de toda sociedade. “Acreditamos nesta iniciativa por ela ser liderada por uma instituição que possui significativa representatividade no âmbito estadual. Nós já realizamos um grande trabalho, reconhecido em nível nacional, que visa a melhoria da qualidade da educação, porém ao integrar o Movimento Rondônia pela Educação tenho certeza de que nosso sucesso será maior”, pontuou.

A presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Francisca Batista, completa que integrar o Conselho de Governança do Movimento contribuirá no cumprimento das próprias competências do CEE. “Todo esse trabalho que ficará a cargo deste Conselho converge com as competências regimentais do CEE. Estamos muito felizes por integrar esta iniciativa que protagonizará grandes conquistas para a educação rondoniense”, acentuou.

O reitor da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Ari Miguel Ott, destacou que para a universidade é indispensável essa presença. “Nós recebemos na Unir os alunos oriundos do Ensino Médio e para nós trabalhar em parceria é fundamental. A instituição ao apoiar ações que elevem a qualidade do ensino básico, receberá alunos cada vez melhores preparados. Este é um sinal de melhoria da educação em Rondônia”, concluiu.

O comitê de Governança tem a responsabilidade a articulação política e relações institucionais, análise e aprovação do planejamento anual e relatório de atividades do ano anterior, promoção e cobrança da execução das ações planejadas, acompanhamento do cumprimento de diretrizes, objetivos e metas estabelecidas. O Conselho de Governança é composto por 25 membros, a saber:

Membros:

1. Marcelo Thomé de Almeida- Presidente da FIERO;
  2. Confúcio Ayres Moura – Governador do Estado de Rondônia
  3. Fatima Gaviole - Secretária de Estado de Educação
  4. Francisca Batista da Silva - Presidente do Conselho Estadual de Educação
  5. Raquel Volpato Serbino – Coordenadora Estadual do Movimento Rondônia pela Educação
  6. Elizabeth Urban - Superintendente do SESI/RO
  7. Valério Duarte - Diretor Regional do SENAI/RO
  8. Edgar Superintendente do IEL/RO
  9. Leiva Custódio Pereira - Presidente da UNDIME/RO - União dos Dirigentes Municipais de Educação de Rondônia
  10. Ari Miguel Teixeira Ott – Reitor Pro Tempore da Fundação Universidade de Rondônia - UNIR
  11. Uberlando Tiburtino Leite - Reitor do Instituto Federal de Rondônia IFRO
  12. Valdemar Camata Junior - Diretor superintendente do SEBRAE
  13. Augusto de Medeiros Pellucio - Presidente em Exercício do Sindicato das Escolas de Ensino Superior – SINEPE
  14. Desembargador Sansão Batista Saldanha- Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia
  15. Airton Pedro Marim Filho – Procurador Geral do Ministério Público do Estado de Rondônia
  16. Francisco Elber Souza de Oliveira – presidente da Fundação Rondônia de Amparo a Ações Cientificas e Tecnológicas e a Pesquisa do Estado de Rondônia – FAPERO
  17. General de Brigada RICARDO AUGUSTO FERREIRA COSTA NEVES- 17ª Brigada de Infantaria de Selva
  18. Deputado Estadual Maurão de Carvalho – Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia.
  19. Andrey Cavalcante, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil-OAB, seccional Rondônia.
  20. Conselheiro Edilson De Sousa SILVA – PRESIDENTE do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia.
  21. Desembargado FRANCISCO JOSE PINHEIRO CRUZ, Presidente do Tribunal Regional do Trabalho TRT 14ª /Região.
  22. Jurandir de Oliveira, Presidente da Associação Rondoniense de Municípios AROM
  23. Ranieri Coelho, presidente da FECOMERCIO.
  24. Hélio Dias de Souza, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Rondônia - FAPERON
  25. Antônio Campanari, Diretor da REDE AMAZONICA

Assessoria de Comunicação Social do Sistema Fiero