24 de August de 2021 - 11h49

Confiança da indústria se mantém em alta nos 30 setores em agosto, aponta CNI

Pelo quarto mês consecutivo, todos os setores industriais considerados na pesquisa feita pela instituição se mostram confiantes

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) resultados Setoriais, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostra que todos os 30 setores consultados estão confiantes. O resultado marca o quarto mês consecutivo de confiança disseminada entre todos os setores da indústria. Foram entrevistas 2.383 empresas, sendo 949 pequeno porte, 860 médio porte e 574 de grande porte, entre 2 e 11 de agosto.

Acesse aqui entrevista com o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo.

O  gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, explica que o indicador cresceu em 21 dos 30 setores da indústria em agosto, na comparação com julho, não variou em dois e caiu em sete deles. No entanto, mesmo onde ocorreu a queda, a confiança do setor continua elevada.

“O setor manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos, por exemplo, registrou a queda de confiança mais intensa. Mas o indicador passou de 63,9 pontos para 60,2 pontos, o que demostra que a confiança ainda segue alta e disseminada no setor”, explica Marcelo.

O ICEI é um índice de difusão que varia de 0 a 100, sendo 50 a linha de corte. Quanto mais acima de 50 pontos, maior e mais disseminada é a confiança. Valores abaixo de 50 indicam falta de confiança. Assim, os setores mais confiantes na economia são: Máquinas e Equipamentos (66,6); Químicos (65,9), Máquinas aparelhos e materiais elétricos (65,1) e Produtos de metal (65).