IMPRENSA
03 de April de 2023 - 11h52

A- A A+

Equipes de SST do DR-RO participam de capacitação ministrada por especialista do SESI-FIRJAN

O curso de Higiene Ocupacional ministrado pelo engenheiro de Segurança do Trabalho, Luiz Eduardo Ribeiro de Souza, do SESI-FIRJAN, realizado de 27 a 31 de março, no auditório da Casa da Indústria, em Porto Velho, capacitou profissionais engenheiros e técnicos em Segurança do Trabalho de todas as unidades operacionais do SESI Rondônia nas técnicas, metodologias e estratégias de amostragens dos riscos químicos e físicos, e a resolução de problemas no ambiente laboral.

O palestrante dividiu os temas por módulos. No primeiro falou de Higiene Ocupacional com técnicas de amostragem. No segundo, o foco foi agente físico ruído, na sequência, agentes físicos no geral, depois, abordou calor e no último dia, vibração.

Souza comentou que os profissionais qualificados são capazes de utilizar e interpretar melhor as novas tecnologias, antecipar tendências, além de propor produtos inovadores e processos mais eficientes e desta forma contribuir cada vez mais para execução de serviços de excelência oferecidos pelo SESI-RO.

“A Higiene Ocupacional é uma área que vem crescendo muito dentro da Segurança do Trabalho, tendo em vista que ambientes saudáveis do ambiente laboral que não gerem doenças ocupacionais têm sido uma busca cada vez mais valorizada nas organizações”, afirmou Souza.

De acordo com o analista em SSI do SESI Saúde Porto Velho, Dijalma Aparecido de Souza, “com as mudanças das Normas em Segurança e Saúde do Trabalho - NRs, os profissionais em SSI precisam estar preparados para contribuir com a indústria rondoniense na elaboração de programas legais cada dia mais exigentes e que atendam às necessidades dos clientes. O SESI tem essa preocupação e por isto estamos aqui como essa capacitação envolvendo os profissionais que utilizam as instrumentações e normativas em SSI”.

Conforme o engenheiro de SST de Vilhena e Cacoal, Rafael Henrique Soares Machado, “uma empresa que quer crescer precisa investir nos seus profissionais e é fundamental essa visão do SESI que promoveu a realização deste curso com o objetivo de expandir os nossos conhecimentos dos produtos que integram o nosso portfólio. Conhecendo esses produtos certamente entregaremos mais rápido a solução para atender a demanda do cliente”.

O engenheiro de SST, João Paulo Nocete, da unidade de Ji-Paraná, também destacou a importância do curso. “Com o advento do e-Social constatou-se como algo essencial se alinhar as mudanças do mercado e isso significa buscar novos conhecimentos para levar o SESI para dentro das empresas através da ação de profissionais cada vez mais qualificados e conhecedores dos produtos ofertados pela instituição. Afinal, o profissional que não atualiza, certamente terá dificuldades nas suas atividades, pois quem não se qualifica não evolui. O SESI está de parabéns pela realização curso, uma iniciativa excelente”. 

O engenheiro de Segurança do Trabalho, Rafael Dias ressaltou que o SESI-RO está atento às mudanças da legislação, às atualizações das Normas Regulamentadoras, aos desafios sempre presentes na área de SST e, tendo em conta que os fatores de riscos à saúde nos locais de trabalho são onipresentes, por isso buscar desenvolver as equipes de SST nas competências para o desenvolvimento da atividade de Higiene Ocupacional.

Tendo à frente a gerente executiva de Saúde, Segurança e Promoção da Saúde do SESI-RO, Maria Lúcia da Silva Santos, o curso contribuiu expressivamente para a formação dos profissionais de SST mediante a ampliação de conhecimentos com o foco em soluções cientificas e tecnológicas para melhor atender às indústrias rondonienses.

Segundo Maria Lúcia “com o curso - que contou com o apoio do superintendente do SESI-RO, Alex Santiago -, os nossos profissionais estão mais aptos a identificar, analisar, avaliar e propor tratamento dos riscos relacionados à exposição de trabalhadores aos agentes físicos e químicos, originados no ambiente de trabalho”, ponderou

Para Alex Santiago, os participantes desta capacitação vão se tornar multiplicadores dos conhecimentos adquiridos. O SESI-RO cresce cada vez mais e é fundamental que tenhamos na equipe profissionais qualificados e tecnicamente habilitados para atender às demandas do mercado.


Mais notícias

Treinadores destacam evolução das equipes de robótica das unidades SESI-SENAI-IEL Lagoa e Vilhena

Departamento Regional de Rondônia participa de Seminário Internacional SESI de Educação

Equipe Nimble participa do Torneio SESI de Robótica 2024 na modalidade F1 in Schools

Equipe Elev3r segue para o Festival SESI de Robótica onde compete na etapa nacional da categoria FLL