IMPRENSA
12 de abril de 2019 - 09h56

A- A A+

Palestras e encontros de negócios marcam o Business Day, na capital

 

Porto Velho, por um dia, se tornou a capital da importação e exportação, com a realização do 1º Business Day Rondônia, que aconteceu nesta quarta-feira, 10, com a participação de especialistas, despachantes aduaneiros e representantes das Câmaras de Comércio de países como Estados Unidos, Canadá, Peru, Bolívia, China, Japão e Itália. Empresários dos mais variados setores produtivos, da capital e do interior de Rondônia participaram de palestras e encontros de negócios nas salas sem fronteiras. A programação ocorreu na Faculdade Sapiens, uma das instituições parceiras do evento, juntamente com o Sistema Fiero e a Interfrazão.

 

“Por sermos um estado fronteiriço com país exterior, esta federação das indústrias tem o DNA da luta pela abertura de mercados e fomenta a abertura de comércio internacional”, afirma o presidente da Fiero, Marcelo Thomé. “Nosso trabalho tem rendido ótimos frutos, com o fortalecimento da cadeia produtiva, empresas e sindicatos setoriais. O Business Day, pelo número expressivo de países participantes, comprova o sucesso da iniciativa. O evento deu a oportunidade de mostrar o potencial de Rondônia para países como China, Canadá, Estados Unidos, Itália, Peru, Bolívia e África”.

 

A presidente do Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras (CECIEx), Rita de Cássia Campagnoli Acea conversou sobre exportação através das Comerciais Exportadoras – Vantagens e Benefícios. Ainda como parte da programação, o especialista Guilherme Prete Fuzeti abordou o tema Desmistificando o Despacho Aduaneiro–Fronteira Peru e Bolívia. Já a coordenadora de Comércio, Indústria Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura SEDI/RO, Rosangela Castelo falou das oportunidades de negócios em Rondônia. Na sequência, a secretária geral da Câmara Ítalo Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura (Italcam), Adriana O Mira Floridia falou sobre como exportar para a Itália com a Italcam – Oportunidades.

 

Oportunidades e Importância da Qualificação do Profissional de Comércio Exterior, foi a palestra ministrada pelo diretor executivo do Grupo Sapiens, Augusto Pellucio. “Existem vários problemas à espera de soluções, “mas isso começa quando entendemos o que os outros países necessitam. Através das rodadas de negociação são práticas e ajudam a entender e enxergar melhor o mercado externo. Trazer eventos como este que oferecem informação e capacitação para os empresários, é fundamental. A Fiero e a Interfrazão estão de parabéns. A Faculdade Sapiens está fazendo seu papel, que é conhecimento e educação”, finaliza.

 

O especialista Jesus Pacheco, do escritório comercial do Peru em São Paulo destaca a palestra de abertura deu o tom do Business Day, que é buscar os mercados externos, por exemplo, o do Peru, que quer comprar e quer vender. Em relação aos produtos conversei com várias pessoas, cada uma com o interesse diferente, mostrando como são diversas as possibilidades de negócios. Conversei sobre minério, alimentos, construção e percebi a potencialidade”, comenta.

 

Pacheco ressalta todo o potencial dos produtos de Rondônia, que ele denomina como um ponto de confluência para negócios com a América do Sul. “Minha expectativa é estreitar ainda mais os laços comerciais para termos mais compras, vendas, mais comércio entre as duas regiões, fortalecendo a economia e gerando divisas”, disse.

 

O coordenador administrativo da Dydyo Refrigerantes, Silvino Ciarma conversou com representantes do Peru e da China. Com o primeiro, ele falou do interesse da empresa de exportar refrigerantes para o Peru. “           Nosso objetivo é fazer contato para esse trabalho de distribuição no país vizinho. Também solicitamos informações sobre o volume de mercado para nos preparamos para atender a demanda. “A Dydyo está entrando na Bolívia e enviamos para parte do Amazonas, Manaus, Roraima, Mato Grosso e a meta é expandir ainda mais”, falou. Ciarma também contatou o representante da China. “Nosso interesse é fazer sopro de garrafa e os equipamentos relacionados a pré-forma, para viabilizar menores custos. Vamos ver as possibilidades e o que eles podem oferecer.

 

De acordo com o gerente geral da Madeira Soluções, do Grupo Rovema, Marcelo Silvestre, “o Business Day é um evento diferenciado, pois ao trazer vários países em um local, para nós do Grupo, é importante porque possibilita a descoberta de novas oportunidades em novos mercados. Rondônia sai na frente com esta ótima iniciativa”, pontua.

 

A idealizadora do evento, Ivanilda Frazão, da Interfrazão lembra que Rondônia não tem mais como fugir do olhar internacional e o Business Day trouxe os especialistas frente a frente com o empresário rondoniense, que teve acesso a informações de como se inserir no mercado internacional. “Meus agradecimentos à equipe da Interfrazão, Fiero, Grupo Sapiens e a cada especialista e aos empresários que acreditaram e buscaram as oportunidades de negócio no Business Day Rondônia”.

 

Assessoria de Comunicação Social do Sistema Fiero

 

 

 


Mais notícias

Fiero recebe BIM DAY e debate os desafios da implantação da ferramenta de Modelagem de Informação da Construção

Movimento Rondônia pela Educação conta com adesão de 14 Prefeituras rondonienses

Sindipan RO faz apelo aos parlamentares em defesa do Sistema S

Prefeitura de Cacoal adere ao Movimento Rondônia pela Educação