05 de December de 2023 - 10h31

DR-RO participa de capacitação de docentes em tecnologias digitais aplicadas à bioeconomia

Realizada na escola SENAI Antônio Simões, em Manaus, a capacitação de docentes em tecnologias digitais aplicadas ao setor de bioeconomia contou com a participação da analista educacional do SENAI-RO, Luana Carine Borges de Souza e o instrutor Messias Pimentel Cantanhede, da unidade SENAI CETEM, de Porto Velho.

O treinamento teve o objetivo de desenvolver competências digitais nos docentes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), explorando diversas aplicações das tecnologias digitais de: sensoriamento, comunicação, processamento e análise e operação e gestão, no segmento da bioeconomia.

De acordo com Luana, foram abordados temas como a contextualização da bioeconomia; cadeias de valor no setor; princípios da Indústria 4.0 e tecnologias digitais, dentre outros. “A integração de tecnologias digitais no processo de ensino e avaliação, cria um ambiente de aprendizado potencializado pelas tecnologias, no contexto da bioeconomia, pauta do mundo atual”, afirmou.

Ainda conforme Luana, a capacitação terá desdobramentos, por exemplo, na concepção de atividades de aprendizagem baseadas em projetos e em resolução de problemas complexos na área, apoiados pelas tecnologias digitais, acrescentando ferramentas e vários outros benefícios como o projeto piloto de Competências Digitais para a Economia Verde no Brasil.

Outro ponto destacado pela analista é o contínuo compromisso do SENAI de capacitar ainda mais suas equipes. “Nossa responsabilidade como instituição é sempre nos preocuparmos com a reciclagem em capacitações, tendo em vista o avanço das tecnologias digitais. Hoje, a pauta do mundo é a transição energética e bioeconomia, essa capacitação reuniu grandes profissionais e empresas dominantes sobre o assunto.  Participar de um evento grandioso como a Expo Amazônia BIO&TIC, colocou nosso DR na primeira prateleira”, ressaltou.

A analista também comentou da importância e colaboração da unidade SENAI CETEM por sua participação com o projeto piloto denominado Connect Sol, elaborado pelos instrutores Messias Pimentel Cantanhede e Israel Horácio Almeida Silva, revisado pela analista educacional Luana Carine Borges de Souza e aprovado pelo gerente de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Santiago Coelho.

Para Coelho, o Connect Sol, uma parceria com a Agência de Cooperação Brasil - Alemanha (GIZ) como parte do "Profissionais do Futuro" - Núcleo de Engenharia Organizacional (NEO-UFRGS), elevou ainda mais o nível do Departamento Regional de Rondônia, principalmente na participação e apresentação das iniciativas de digitalização na Educação Profissional e Tecnológica na Expo Amazônia BIO&TIC.

O instrutor Messias Pimentel comentou do “Profissionais do Futuro”, um processo de mentoria pelo Grupo NEL, o Núcleo de Engenharia Organizacional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, para o qual o SENAI de Rondônia foi indicado pelo Departamento Nacional. “Além da Luana e de mim, o instrutor Israel Horário integrou o treinamento. Importante lembrar que a mentoria envolve diversas fases, entre elas, as de capacitação e treinamento voltado aos docentes em tecnologias digitais aplicadas à bioeconomia”.

Nesse encontro, explicou Messias, foram realizadas diversas capacitações visando o desenvolvimento de competências para a economia verde, baseado nos conceitos da bioeconomia, economia circular e energias renováveis, com temas transversais aí, no qual a digitalização. A totalização, por meio da aplicação de tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem, foi um dos principais itens abordados.

“A capacitação envolveu o estudo das cadeias produtivas da bioeconomia, em particular o açaí, a castanha do Pará, o cacau, o pescado e a madeira, e, dentro desse contexto, o objetivo foi capacitar docentes no conhecimento dessas cadeias produtivas e na identificação de desafios nessas cadeias, onde possam ser desenvolvidas oportunidades de aplicação de tecnologias digitais para o atendimento a esses desafios”, pontuou Messias.

Segundo o instrutor em paralelo a esse conhecimento da aplicação das tecnologias digitais, está a integração dos planos de ensino, dos cursos técnicos de educação profissional oferecidos pelo SENAI, nos quais sejam integrados cada vez mais os alunos e identificar em quais oportunidades podem ser inseridas essas ações nas grades curriculares dos cursos.

“Como resultados obtidos, temos do ponto de vista pedagógico, a identificação desses desafios e como a gente pode usar os nossos cursos e os nossos alunos da educação profissional para agregar soluções a esses desafios. Segundo resultado importante foi a troca de experiências com os demais DRs, institutos federais, dentre outras entidades”, finalizou Messias.