22 de April de 2024 - 08h15

Brasil é campeão no mundial de robótica

País leva maior delegação para torneio em Houston, nos Estados Unidos, e volta para casa com nove prêmios, entre eles o título de grande campeão na modalidade de 9 a 16 anos. Premiação ocorreu no sábado (20)

O Brasil é campeão no mundial de robótica que começou na quarta-feira (17) e terminou neste sábado (20) em Houston, nos Estados Unidos. O país escreve uma nova página na história do torneio ao conquistar o primeiro e o segundo lugar na modalidade de 9 a 16 anos e levar outros sete prêmios técnicos, em todas as categorias.

>> Acesse as fotos das finais e da premiação do mundial de robótica neste sábado (20)

O mundial de robótica da FIRST acontece anualmente e reúne 15 mil estudantes de 6 a 19 anos de 50 países. Neste ano, o Brasil teve a maior delegação desde que o primeiro time brasileiro disputou o torneio, em 2000. Foram 144 alunos de escolas públicas e privadas de 10 estados.

Conheça a delegação brasileira que competiu em Houston.

Os oito integrantes da Los Atômicos, de Araras (SP), aguardavam o anúncio dos vencedores de mãos dadas, mostrando que havia muita expectativa, mas principalmente união. “Sem dúvida essa foi uma experiência única e um sentimento inesquecível. Só temos a agradecer a todas as pessoas que nos ajudaram. É muito gratificante estar aqui e poder ser o campeão do World Festival”, comemorou Ana Clara Simionatto.

Outro time brasileiro que competia na mesma modalidade, a Pardoboots, de Santa Cruz do Rio Pardo (SP), garantiu não só o segundo lugar, como também o prêmio de técnico/mentor. Os sete competidores e a técnica, Monica Marques, celebraram o título de Champion´s Award Finalist, que reconhece o sucesso da equipe em todos os critérios de avaliação.

“O prêmio representa a equipe inspiradora que foi bem em todas as áreas, então é o prêmio mais importante da competição. Estamos muito felizes!”, afirmou Otavio Andrade. Os brasileiros levaram mais seis prêmios técnicos, na FLLC e nas outras três modalidades: projeto de inovação, time estreante, espírito de equipe, inspiração, controle do robô e apresentação do pôster.

Confira os prêmios por categoria

FIRST LEGO League Challenge (FLLC)

Categoria para estudantes de 9 a 16 anos, que formam equipes de 2 a 10 integrantes, para competir com robôs de peças de LEGO. O time também desenvolve um projeto de inovação, que é uma solução para um problema real dentro da temática do ano, que foi Arte.

Champion´s Award

- 1º lugar: Los Atômicos, da Escola SESI de Araras (SP)

- 2º lugar finalista: Pardoboots, da Escola SESI de Santa Cruz do Rio Pardo (SP)

Técnico/mentor destaque

Monica Marques, da Pardoboots, da Escola SESI de Santa Cruz do Rio Pardo (SP)

Projeto de Inovação

SESI Heroes, da Escola SESI de Jundiaí (SP)

FIRST Tech Challenge (FTC)

Categoria para estudantes do ensino médio, que constroem robôs de até 19kg. Os competidores também desenvolvem um portfólio de engenharia e fazem projetos sociais.

- 2º lugar prêmio Inspiração

O prêmio reconhece a equipe que trabalhou em conjunto e desempenhou com êxito a tarefa de projetar e construir o robô.

17792 Amigos Droids, da Escola DHEL de Belo Horizonte (MG)

- 2º lugar prêmio Controle

Prêmio para a equipe que melhor usa sensores e softwares para aumentar a funcionalidade do robô na arena.

22708 Tech Zeus, da Escola SESI de Barbacena (MG)

FIRST Robotics Competition (FRC)

Categoria para estudantes do ensino médio com robôs de porte industrial de até 56 kg e 1,2 metro de altura. Os competidores também fazem projetos sociais.

- Rookie All-Star Award

Celebra a equipe novata que mais compreendeu os valores e a missão de um time de FRC e tem grande potencial de gerar impacto positivo na sociedade por meio da ciência e tecnologia.

9458 Jactech (FRC), do SESI SENAI de Jacareí (SP)

- Team spirit Award

Reconhece o entusiasmo e o espírito extraordinários por meio de parcerias excepcionais e trabalho em equipe, promovendo os objetivos da FIRST.

- 7567 Octopus (FRC), do SESI SENAI de Bauru (SP)

FIRST LEGO League Explore

Modalidade de entrada na robótica, para alunos de 6 a 10 anos, que formam equipes de até seis alunos para montar um conjunto LEGO motorizado e cumprir atividades.

- Show me Poster Award

Los Valentitos, da Escola Municipal Padre Valente Simioni, em Joinville (SC)

Sonoras e imagens em alta qualidade:

- Imagens gerais do evento e das equipes brasileiras: https://we.tl/t-9c1lcXDlyw

- Sonoras e imagens do grande campeão (1º lugar) do mundial da FLLC, Los Atômicos; e segundo lugar finalista da FLLC, Pardoboots. Além de sonora do superintendente do SESI, Wisley Pereira, sobre o evento e da participação do Brasil: https://we.tl/t-cbDfY851CN

Imagens das outras equipes brasileiras premiadas: https://we.tl/t-d4gVwQelSj