IMPRENSA
26 de July de 2021 - 14h03

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4 benefícios do programa de estágio para sua empresa

Recrutar novos talentos e multiplicar conhecimentos são algumas das vantagens de desenvolver um programa de estágio. IEL oferece websérie para que empresas capacitem estagiários de forma divertida


Importante para o crescimento profissional de jovens talentos em início de carreira, o estágio é uma etapa fundamental para quem deseja ingressar no mercado de trabalho. Quando as empresas ofertam vagas de estágio, possibilitam que estudantes coloquem em prática conhecimento e técnicas adquiridos durante o ensino superior ou profissional.


Segundo a Associação Brasileira de Estágios (Abres), em 2020, havia mais de 8 milhões de alunos no ensino médio e técnico, porém apenas 214 mil estagiavam. Já no ensino superior, 8,4 milhões de pessoas estavam matriculadas em faculdades e universidades e, dessas, só 686 mil tinham um estágio. Na mesma época, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) fez a conexão entre mais de 700 instituições de ensino com 5.600 empresas, que resultou na contratação de 37 mil estagiários por todo Brasil.


Alguns empreendedores, quando pensam nos funcionários do seu negócio, focam a atenção apenas nas principais funções e cargos da empresa, deixando de notar outras soluções que poderiam ser bem interessantes, como desenvolver um programa de valorização de jovens talentos por meio do estágio.


Para conscientizá-los, elencamos quatro benefícios que os programas de estágio oferecem para empresas de todos os portes. Confira:

 

1. Novos talentos


Para as empresas, o programa de estágio representa a possibilidade de recrutar, capacitar e descobrir novos talentos para compor o quadro de funcionários. Isso é vantajoso para a imagem da empresa, já que as organizações que investem na formação de jovens são bem vistas pela sociedade e ganham mais credibilidade no mercado.

 

2. Parcerias de ensino


Ao oferecer vagas de estágio, as organizações também criam uma parceria com as instituições de ensino, que facilita o fluxo de informações sobre os avanços conceituais e tecnológicos da área de atuação dos estudantes e da empresa.


3. Multiplica conhecimento


Por meio do programa de estágio, a empresa contrata e desenvolve o perfil profissional das pessoas de acordo com a missão e os valores da instituição. Com isso, multiplica a cultura e ensina as competências esperadas pela empresa.


4. Renovação experiente


A empresa economiza com processos seletivos, pois pode contratar os antigos estagiários que já trazem a bagagem de conhecimento que precisam. Além disso, ao efetivá-los, a instituição possibilita que o profissional reveja processos e desenvolva novas habilidades enquanto ensina os próximos estagiários.


IEL lança websérie para empresas capacitarem estagiários


Para que as empresas saibam preparar esses estudantes durante o período de estágio, o IEL lançou a websérie Foco na Carreira. Inspirado nas plataformas de streaming, o IEL vai oferecer esse novo serviço com o objetivo de que os jovens aprendam sobre o mercado de trabalho enquanto assistem a uma série divertida e leve sobre estágio.


O conteúdo está disponível na plataforma de Educação Executiva e, além de vídeos, conta com áudios e atividades interativas para manter o estagiário atento ao conteúdo. Postura profissional, diversidade de gerações, trabalho em equipe e transformação digital são alguns dos temas abordados durante os episódios.


“Vamos oferecer a expertise dos programas de educação empresarial para que jovens talentos atuem nas organizações e desempenhem importantes habilidades. A ideia é aproveitar a tendência das maratonas de seriados e trazer a mesma experiência para o processo de desenvolvimento de pessoas, de forma on-line”, destaca o superintendente do IEL, Eduardo Vaz.


Para acessar a websérie, as empresas podem assinar dois tipos de planos: o semestral por indivíduo, que oferece a possibilidade de acesso mobile, certificado do IEL de 18 horas de curso e relatórios de desempenho mensais; e o licenciamento anual, sem limite de colaboradores por CNPJ com modelo de oferta definido pela própria empresa em seus canais de treinamento..


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