IMPRENSA
20 de August de 2021 - 08h12

A- A A+

IEL promove live em comemoração ao Dia do Estagiário

“Seja Protagonista da Sua História” foi o tema da live em homenagem ao Dia do Estagiário, realizada quarta-feira, 18, pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) do Amazonas, via canal no Youtube. O evento teve como mediadora do ciclo de palestras, Loriany Carvalho, do IEL do Amazonas e contou com a participação de estagiários do IEL de Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima e Pará.

Três palestras fizeram parte da programação da live. A primeira, ministrada pela administradora, analista comportamental com experiência em gestão de recursos humanos e docência, Cristiane Plácida, que abordou o tema “Competência Socioemocionais para o Mercado de Trabalho”.

Conforme Cristiane, a etapa de estágio é importante para a consolidação de qualquer carreira. “Para construir seu caminho como estagiário, seja humilde para que possa aprender e ensinar, assim como aceitar os desafios e sejam protagonistas de suas vidas”, aconselhou.

O professor e filósofo Raimundo Soares, pós-graduado em Desenvolvimento Organizacional e de Sistemas, ministrou palestra com o tema “A vida e seus estágios – o mundo que a escola não ensina”.

“A palavra estágio vem do latim e quer dizer preparação. E nossa vida não deixa de ser sempre uma preparação e nem mesmo um especialista em qualquer assunto, pode disser que conhece tudo e sabe todas às respostas, pois a inovação realmente não para e é fundamental compreender esta trajetória que se inicia com um estágio”, comentou Soares.

O jornalista e funcionário público Andrés Pascal falou sobre “Perfil Profissional nas Redes Sociais”. Deu dicas de como utilizar melhor o Facebook, Instagram; WhatsApp, LinkedIn, Tik Tok, dicas de como se comportar, por exemplo, evitar expor informações pessoais, cuidados com grupos, comunidades e páginas, preservar sua identidade, cuidado com fotos, opiniões, evitar mentiras no currículo, erros ortográficos, posicionamento político,

Pascal lembra que todos estão conectados o tempo todo e isso proporciona muita exposição e muitas pessoas em busca de evidência compartilham absurdos. “Precisamos nos preocupar também como é fácil perder o emprego através de informações que são divulgadas nas redes sociais e o que devemos evitar para não se prejudicar profissionalmente, por isso é preciso ter cuidado com que se posta e se compartilha e o que se comenta”, alertou o jornalista.

Os estagiários dos setores de Engenharia e de TI, da Federação das Indústrias de Rondônia (FIERO), Ana Laura, João Victor e Gabriella Aguida e Paulo André, respectivamente, foram homenageados e receberam brindes.

Para Paulo André, “no mercado de trabalho a experiência sempre é analisada. Um estágio é fundamental para o desenvolvimento de jovens e adultos que estão iniciando no mercado de trabalho na sua área, não só de diploma se faz um profissional. Hoje, estando na FIERO, afirmo mais ainda essa ideia, onde, trabalho e aprendo com pessoas competentes e experientes que me ajudam no desenvolvimento pessoal e profissional”.

O superintendente do IEL-RO, Alex Santiago parabenizou os estagiários e ressaltou que eles, também são peças fundamentais para o desenvolvimento e crescimento das empresas, que se dedicam ao aprendizado com disposição para fazer e inovar.

 

 

 

 

 



Mais notícias

Temas de interesse da indústria rondoniense fazem parte do diálogo com o vice-presidente da República

FIERO marca presença na 3ª Reunião Ordinária do COMPEM

60 por cento das indústrias apontam carga tributária como fator de maior impacto na conta de luz, diz CNI

Gerência de Cacoal do SESI-SENAI apresenta os serviços e soluções para a nova diretoria do SIMAROM