05 de November de 2021 - 08h04

Taiwan apresenta suas potencialidades para negócios na FIERO

Oportunidades de negócio junto ao mercado de Taiwan foram apresentadas, na reunião ocorrida na Federação das Indústrias de Rondônia (FIERO), nesta quarta-feira (3). Recepcionado pelo superintendente, Gilberto Baptista, o encontro foi conduzido por Suen Sik Lung, gerente de negócios da Taitra, empresa taiwanesa responsável pela apresentação das potencialidades locais junto aos demais países.

O superintendente da FIERO, fez uma breve abertura, apresentando o representante de Taiwan aos convidados para esta reunião de prospecção. Participaram do encontro, os gerentes Ricardo Stanguerlin e Lucas Santana, da empresa Malinski, do setor madeireiro, e Eduardo Schwaab da Essenz Amazon, empresa especializada em cosmética com matéria prima extraída da Amazônia.

O representante de Taiwan mostrou algumas características locais. O país é uma ilha com 36 mil quilômetros quadrados, uma área territorial seis vezes menor que Rondônia, com uma população de 23 milhões de habitantes. Mostrou números do PIB, que somam 669 bilhões de dólares, sendo o PIB per capita de 28 mil dólares, valores de exportação e importação, que juntos somam mais de 600 bilhões de dólares, com uma taxa de desemprego de apenas 3,85%.

Ele segue uma linha de crescimento e hoje, de acordo com Suen Sik Lung, é a 21ª economia do mundo, ultrapassando algumas economias dos Tigres Asiáticos. “Taiwan está classificado em 3º lugar como Estado de Desenvolvimento de Agrupamentos, e é bem conhecida por suas indústrias de Tecnologia da Informação e suas cadeias de suprimentos abrangentes”, afirmou.

O representante de Taiwan respondeu alguns questionamentos e agradeceu o espaço e a atenção que a FIERO proporcionou para que o país fosse apresentado para alguns segmentos do setor produtivo de Rondônia, esperando o fortalecimento do intercâmbio entre os dois países para a concretização de futuros negócios.