07 de April de 2022 - 12h56

FIERO homenageia jornalistas, apresenta ações e propõe pacto para o desenvolvimento de Rondônia

Nesta manhã, a Federação das Indústrias de Rondônia (FIERO) homenageou os profissionais da imprensa local, em comemoração do Dia do Jornalista. Com a presença de profissionais da imprensa televisiva, radiofônica, impressa, veículos de comunicação eletrônica, diretores da instituição, o presidente Marcelo Thomé apresentou as ações empreendidas nos últimos dois anos, que o líder empresarial resumiu em duas palavras - desafios e superação.

O presidente da FIERO lembrou que a pandemia ceifou a vida de alguns jornalistas e empresários locais. “Foram muitas perdas impossíveis de serem superadas ou esquecidas. Tivemos de nos adaptar e hoje, neste encontro, podemos nos reunir sem máscaras para comemorar esta data, quando reiteramos a importância dos profissionais de imprensa que nestas mais de três décadas têm sido parceiros e divulgadores das ações indutores de desenvolvimento empreendidas pela Federação em Rondônia”.

Thomé falou das consultorias digitais na área da saúde e segurança na Indústria. A rápida adequação ao mundo dos serviços digitais. “Para os alunos das unidades SESI e SENAI disponibilizamos aulas através de plataformas digitais. Foram muitos desafios, que superamos alcançando excelentes resultados como os do SENAI de Rondônia no Sistema de avaliação Profissional (SAEP). Isso sem esquecer o índice de empregabilidade dos egressos do SENAI em Rondônia, que atingiu 94%”, afirmou.

Para o combate à pandemia, conforme Thomé, a FIERO em parceria com outras instituições, uma campanha para arrecadação de alimentos não perecíveis e oito toneladas foram entregues às famílias em situação de vulnerabilidade por conta da pandemia. A ações do Programa+Manutenção do SENAI, que garantiu a manutenção de respiradores pulmonares aos hospitais de rede pública de todo o Brasil. Confecção de máscaras em TNT e de tecido nas unidades do SENAI de Porto Velho e Vilhena e ainda início da vacinação dos trabalhadores da indústria em Porto Velho.

Também destacou a modernização das unidades móveis do SENAI para atender qualquer localidade de Rondônia. O pioneirismo de SESI e SENAI ao formar as quatro primeiras turmas na modalidade Novo Ensino Médio em Rondônia.

Falou da realização do Fórum Mundial Amazônia+21 e do lançamento do Instituto Amazônia+21. “A pandemia forçou mudanças significativas no comportamento humano, novas formas de consumo e como somos conscientes do desenvolvimento sustentável como empresários e cidadãos, é preciso repensar, refletir e defender ações e projetos com esta mentalidade. Com isso temos que repensar os destinos dos resíduos e das novas necessidades humanas. É preciso elevar o debate sobre o futuro de Rondônia. Isso é cidadania e dever de todos nós, pessoas e instituições", comentou.

Conforme o assessor de Comunicação da Fecomércio, jornalista Geovani Berno, a iniciativa da FIERO é uma retomada de uma tradição de comemorar o Dia do Jornalista.

“A instituição se utiliza dos meios de comunicação diariamente para levar seus informes e atualização dos serviços prestados à população, confirmando a Federação, SESI, SENAI e IEL como braços sociais. Quanto a importância da data, 7 de abril, é uma justa homenagem àqueles levam a boa informação de forma fidedigna, com apuração séria, com ética, compromissada com a verdade, somente o bom jornalismo pode fazer isso”, disse Berno.

Segundo o jornalista e editor chefe de Jornalismo do SGC, Solano Ferreira, a data é fundamental para reforçar o papel do jornalista na sociedade, principalmente numa época em que a facilidade de acesso às novas mídias fez com que todo cidadão fosse um provedor de conteúdo, com isso surgem as falsas notícias que têm sido prejudiciais para a sociedade.

Ferreira acrescenta que o jornalismo acabou se destacando neste meio ao mostrar a necessidade e a importância de a comunicação séria, ética e dentro dos princípios técnicos. “Neste contexto, a sociedade volta a refletir no papel do jornalista dentro de um trabalho social”, pontuou.

O jornalista destacou a FIERO como instituição com uma demanda de trabalhos relevantes para o desenvolvimento regional e a comunicação também uma indústria. “Indústria da notícia e não têm como caminhar separados e nesta integração com a Federação que agrega diversos segmentos econômicos, para nós jornalistas, é uma oportunidade de estreitar ainda mais esta parceria”, finalizou.

Para finalizar o evento, a FIERO sorteou brindes para os jornalistas, dentre eles, um notebook. Em seguida foi servido o café da manhã.