01 de April de 2022 - 16h53

FIERO promove diálogo entre empresários e Superintendência do Trabalho

Por solicitação do seu conselho de representantes, a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) realizou uma reunião com a Superintendência do Trabalho local, nesta sexta-feira, 1. A intenção do encontro foi estabelecer um diálogo entre empresários e a superintendência para tratar sobre as questões de fiscalização trabalhistas.

Os empresários solicitaram algumas informações quanto à forma de fiscalização da superintendência do Ministério do Trabalho em Rondônia, pois existem dúvidas quanto aos procedimentos adotados pelos fiscais. O superintendente do Trabalho em Rondônia e conselheiro titular do SESI e do SENAI, Janio Fernandes, explicou a metodologia de abordagem e fiscalização e que, se houvesse algum ponto de divergência ou não adequação a postura dos fiscais. “Estamos abertos para atender as sugestões, reclamações e anseios”, ponderou.

A chefe da sessão de fiscalização da superintendência do Trabalho em Rondônia, Adriana Afonso Coelho Figueira, explicou que há algum tempo o setor tem mudado a forma de atuar. “Buscamos trabalhar com a orientação, abrindo o diálogo com os diversos segmentos, sem se furtar do lado punitivo, quando verificada as irregularidades” ressaltou.

O presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitarias do Estado de Rondônia (Sindipan), José Balbino Nascimento ressaltou que a reunião foi produtiva e esclarecedora. Ele defendeu que as rodadas de diálogo continuem, principalmente quando houver alterações na legislação e normas. “É importante para estarmos sempre adequados à lei”, disse Balbino.

Da mesma opinião, a presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado de Rondônia (Sindivest), Cida Mourão agradeceu os esclarecimentos por parte da Superintendência do Ministério do Trabalho, ressaltando a preocupação da FIERO que esteve sensível a estas questões e organizou o encontro.

Também participaram do encontro os presidentes dos sindicados das Indústrias da Construção Pesada (Sinicon), Alan Gurgel, do segmento de Bebidas, Hélio Lins, e de Metalúrgicas Mecânicas e Material Elétrico, Altemir Tomazini, e demais empresários locais.