IMPRENSA
30 de May de 2022 - 09h56

A- A A+

Evento “Os desafios da mulher na atualidade” encerra Mês das Mães na FIERO

Os desafios da mulher na atualidade, suas individualidades e relações interpessoais e seu papel na sociedade foram os temas da palestra, realizada sexta-feira, 27, em evento virtual e destinado a todos os funcionários, em especial às mães, das unidades da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) e seus braços operacionais, SESI, SENAI e IEL.


O superintendente do SESI-IEL e diretor regional SENAI, Alex Santiago abriu o evento ressaltando a importância do papel da mulher na sociedade e os diversos desafios pelos quais passaram e passam ao longo do tempo. “Elas enfrentam os desafios que culminaram em conquistas, como o direito ao voto, em 1932, acesso ao mercado de trabalho, que permite estar em grau de assumir postos de comando”, afirmou Santiago, acrescentando que atualmente, o número de mulheres na organização supera os homens.


Em seguida, as palestrantes Priscila Talevi Rodrigues e Yasmin Braga Maciel, ambas psicólogas, abordaram o que é ser mulher nos dias atuais, que acumula diversas funções, como ser dona de casa, esposa, mãe e profissional. “Esse acúmulo de funções, às vezes, pode gerar algum conflito, sentimento de culpa, mas, se permitam não ter essa sensação”, disse Priscila.


Yasmin Maciel abordou as questões do autoconhecimento, suas percepções e vontades. “Olhar para o seu querer”. Outro questionamento foi se é possível ser 100% em todas as atividades. As psicólogas afirmaram que isso é humanamente impossível, e que as mulheres devem se questionar até que ponto é saudável assumir várias atividades e querer que todas elas sejam perfeitamente executadas.

 

“Estabelecer novas rotinas de cuidados pessoais, pedir ajuda, delegar e dividir tarefas em casa e no trabalho, são processos de aprendizado que exigem treino. Mudar hábitos requer que você se observe e se analise”, comentou Priscila Rodrigues.


Por fim, as psicólogas deixam um recado: “Só por hoje, se cuide, se agrade, tire um tempo para você, tenha autocuidado, comece assim”.

 

Participação feminina


Durante a realização da live, o espaço do chat ficou aberto para considerações das participantes. A gerente da unidade de Ariquemes, Angela Bim parabenizou a organização pela escolha do tema, que chama a atenção para a necessidade de as mulheres se cuidarem e se amarem. “Como podemos cuidar do outro se não fazemos primeiramente conosco? Temos a mania de trazer tudo para nosso colo e depois não queremos dizer “não” e aí que vem as doenças psicossomáticas do século XXI. Queremos fazer tudo, dar conta de tudo, mas esquecemos de cuidar de nós mesmas”, ressaltou.


Luciane Kriger Munis, da unidade do SENAI de Ji-Paraná, ponderou que “com tantas responsabilidades no nosso dia a dia, deixamos de fazer algo para nós mesmas. E esse evento de hoje, me incentivou a buscar um tempo para cuidar de mim como mulher, fazer algo que gosto, seja uma atividade física, ler um livro ou um simples passeio”, afirmou.


A coordenadora de saúde do SESI de Vilhena, Denise Bueno dos Santos, afirmou que a palestra foi uma reflexão para a vida. “A maior parte do nosso tempo priorizamos toda e qualquer atividade secundária. Não devemos mudar quem somos por mais que a sociedade diga que precisamos ou apenas para agradar. Uma mulher bem resolvida consigo mesmo é uma mulher realizada, bem-sucedida e feliz”, comentou.

 

Lídia Batista Lima, que atua na Supervisão de Licitações e Contratos – Casa da Indústria disse que “o evento foi muito útil para nosso dia a dia, principalmente para nós que somos mães. Gostei da maneira que as psicólogas abordaram os assuntos e teve uma frase que chamou atenção. As pessoas tratam a gente da forma que a gente permite ser tratada, achei interessante essa reflexão”, ponderou.


Mais notícias

FIERO destaca aprovação de PL que beneficia setor produtivo

Programa do governo deve impulsionar o mercado de crédito, avalia CNI

SUDAM promove oficina na FIERO para redução de imposto para pessoa jurídica

Fintech apresenta soluções financeiras para a indústria