Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao navegar, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Aviso de Privacidade e nossa Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

IMPRENSA
20 de June de 2022 - 09h12

A- A A+

Em minissérie Desafio: Brasil, CNI apresenta propostas da indústria para o desenvolvimento do país

Ao longo de seis capítulos, Agência de Notícias da Indústria traz reflexões sobre o que está em jogo para os próximos governantes mudarem o futuro do país

 

Qual é o tamanho do desafio de tornar o Brasil um país mais competitivo, desenvolvido, mais educado, sustentável e menos desigual?

 

Para refletir sobre esses dilemas, a Agência de Notícias da Indústria, canal institucional de jornalismo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), preparou a minissérie especial Desafio: Brasil, que, em seis capítulos, apresenta as propostas do setor para resolver gargalos históricos do país. 

 

Os vídeos abordam temas que devem ser prioritários para quem quer que seja o próximo presidente da República: economia, saúde, educação, trabalho e previdência, infraestrutura, sustentabilidade e inovação.

 

A minissérie envolve estudos e análises das 21 propostas que a indústria levou aos pré-candidatos à Presidência da República. 

 

O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, explica que o objetivo do setor é contribuir com estudos que analisam os grandes desafios de Norte a Sul do país e apresentar um conjunto de medidas para que, ao longo dos próximos quatro anos, o Brasil supere antigos problemas que prejudicam sua competitividade e se prepare para os desafios da economia do futuro.

 

“As propostas foram construídas em parceria com as 27 Federações Estaduais de Indústria e mais de 70 associações setoriais para o desenvolvimento do Brasil. O esforço é destravar os investimentos para melhorar a vida de quem produz, gera empregos, gera impostos e, assim, melhorar a vida de quem vive no Brasil. Esse trabalho foi feito por muitas mãos, muita inteligência e muita pesquisa. Nosso esforço é para tornar o Brasil um país mais forte”, afirma Andrade.

 

A série Desafio: Brasil vai ao ar a partir do dia 22 de junho, na Agência de Notícias da Indústria e no YouTube da CNI. Confira mais detalhes de cada um dos episódios.

 

1º. Como a educação vai nos levar ao desenvolvimento?

 

Todo futuro começa pela educação. O primeiro vídeo da minissérie traz os desafios que precisam ser superados para que o ensino de qualidade chegue a mais brasileiros e alguns passos importantes para que esse problema histórico comece a ser resolvido.

 

2º. Como destravar os gargalos da infraestrutura brasileira?

 

O governo não consegue fazer tudo sozinho. Esse capítulo mostra como a participação da iniciativa privada é imprescindível para o Brasil superar gargalos na infraestrutura. A solução passa por mais investimentos, privatizações e segurança jurídica.

 

3º. Como modernizar as leis para o novo mundo do trabalho?

 

Para que as soluções do ambiente laboral sejam mutuamente benéficas é preciso que as regras que regem as relações trabalhistas estejam em sintonia com a nova realidade: um mundo que ainda sofre os impactos de uma pandemia. Neste capítulo falamos sobre a necessidade de o Brasil seguir com a modernização das normas trabalhistas.

 

4º. Como melhorar o ambiente de negócios do Brasil?

 

O Brasil precisa de um ambiente de estabilidade econômica para crescer. Para isso, é essencial combater a inflação, manter o regime de câmbio flutuante e preservar o equilíbrio fiscal. A indústria também defende uma ampla reforma tributária, sem a qual o país não conseguirá eliminar o principal componente do chamado Custo Brasil, que coloca as empresas brasileiras em forte desvantagem em relação a outras nações. Neste capítulo estão as propostas da indústria para a economia, a tributação e o comércio exterior.

 

5º. Como uma política de desenvolvimento pode mudar o Brasil?

 

O Brasil precisa encontrar a fórmula para ter um processo de licenciamento ambiental mais eficiente, que coloque o país em um patamar internacional competitivo, sem comprometer o patrimônio ambiental. Essa meta passa pela inovação, que muitas vezes é o meio de atingir melhores resultados, com poucos custos e impactos ambientais.

 

6º. Como traçar os caminhos para melhorar o futuro do país?

 

O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, conta em entrevista quais são as prioridades e o que poderia ser feito para que a indústria e o país cresçam de maneira sustentável e quais são as ações prioritárias para termos um país mais próspero e justo. 

Diálogo da Indústria com os Pré-Candidatos à Presidência da República

 

Desde 1994, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresenta à sociedade e aos pré-candidatos à Presidência da República sugestões para aprimorar o desempenho do setor industrial no Brasil e, consequentemente, a economia do país e o bem-estar da população. As propostas elaboradas pela CNI estão distribuídas em 21 documentos.

 

A CNI fará no dia 29 de junho, em Brasília, o evento Diálogo da Indústria com Candidatos à Presidência da República. Na ocasião, os pré-candidatos terão a oportunidade de debater com os empresários estes documentos e apresentar medidas que adotarão em seus governos para aumentar a produtividade das empresas e estimular o crescimento sustentado da economia brasileira.

 

Data e Horário: 29/06/2022, das 10h às 16h

Local: Centro Internacional de Convenções do Brasil - CICB, em Brasília (DF)

 

Confira mais informações sobre o evento aqui.


Mais notícias

Confiança da indústria aumenta em 20 setores e cai em oito em junho

Atividade e emprego foram negativos na construção civil em maio

As propostas da indústria para economia, tributação e comércio exterior

Produção e emprego na indústria crescem em maio, aponta Sondagem Industrial