09 de September de 2022 - 12h07

Mais uma etapa vencida para a recuperação da BR-319, afirma FIERO

No início de setembro, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) concedeu a Licença de Operação (LO) para a execução dos trabalhos de reconstrução do pavimento C, conhecido como trecho do meio – entre os quilômetros 198 e 250, da BR-319, rodovia que ligará Manaus a Porto Velho.

A Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), que comemora a excelente notícia, reitera seu apoio em defesa da retomada desta obra e parabeniza o IPAAM, que após verificação das condicionantes das licenças ambientais anteriores, cumpridas pela empresa responsável pela obra, cuja documentação está regulamentada, entendeu que os requisitos para que a Licença de Operação fosse emitida foram atendidos.

O presidente da FIERO, Marcelo Thomé ressalta a fala do presidente do órgão ambiental, Juliano Valente, sobre a importância de o projeto estar regulamentado de acordo com as condições exigidas para a preservação do Meio Ambiente, pois uma licença de operação segue alguns critérios para ser concedida, e o responsável, como bem disse Valente, precisa comprovar que seu empreendimento ou sua obra estão em conformidade com a legislação vigente.

A retomada das obras na BR-319 é uma bandeira antiga defendida pela FIERO. Em julho de 2020, por exemplo, assinou uma nota conjunta com a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB-RO) pela revitalização da rodovia. Ambas entidades acreditam que a recuperação desta parte da rodovia contribui na ligação entre Rondônia e o Amazonas, proporcionando ainda, a integração produtiva do estado amazonense às demais regiões do Brasil. No conteúdo da carta, FIERO e OAB se solidarizam com o Manifesto de Humaitá-AM em defesa da BR-319, firmando publicamente em sessão solene ocorrida na Câmara Municipal de Humaitá-AM, em 29 de setembro de 2019.

Em outubro de 2015, a FIERO integrou com outras entidades e com o setor produtivo, caravana para manifestar apoio à reabertura da BR-319. Denominado Movimento pró-319, a caravana contou com a parceria e integração do Governo de Rondônia, Assembleia Legislativa, Facer, Faperon, Suder, Seagri, Fecomércio e Detran. Representantes foram enviados a Manaus para defender a reconstrução da estrada junto com lideranças políticas do Amazonas.

A FIERO tem um histórico de envolvimento em defesa da recuperação da BR-319, pois a conclusão desta obra chamará atenção para novas perspectivas de investimento, fortalecendo a sustentabilidade, competitividade, a liberdade de empreender, o bem-estar social e, ainda, atenderá ao direito constitucional de ir e vir e as necessidades básicas como saúde e educação garantindo melhoria na qualidade de vida da população que vive no entorno da rodovia.