05 de October de 2022 - 09h56

Diretoria do Conselho Temático do Agronegócio empossada na FIERO

A união da indústria e do agronegócio fica ainda mais fortalecida com a criação do Conselho Temático do Agronegócio (COAGRO-FIERO), cuja diretoria foi empossada durante evento realizado no salão de convenções da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), nesta terça-feira, 4.

O COAGRO-FIERO, conforme comentou seu presidente, o empresário Luiz Bernardo – nome escolhido por unanimidade pelo Conselho da FIERO -, tem como objetivos debater, propor políticas e medidas voltadas para tornar a indústria e o agronegócio mais competitivos e contribuir para o desenvolvimento econômico de Rondônia.

Os demais membros são os empresários Adélio Barofaldi, do Grupo Rovema, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Rondônia (FAPERON), Hélio Dias, o presidente da Associação dos Criadores de Peixes de Rondônia (Acripar), Francisco Hidalgo Farina e o presidente da Associação de Produtores de Soja e Milho do Estado de Rondônia (Aprosoja-RO), Adair José Menegol.

O presidente da FIERO, Marcelo Thomé ressaltou como fundamental a decisão de implantar o Conselho em Rondônia. “Vamos capturar oportunidades oferecidas à indústria pelo agro. É importante destacar que a economia é composta por vários setores e esta união vai contribuir ainda mais para o desenvolvimento sustentável do nosso estado”, disse.

Thomé explicou que o Conselho tem autonomia para decidir sua pauta. “Convidamos o empresário Luiz Bernardo, que é do agro e da indústria, ou seja, a atividade empresarial dele reúne ambos setores. Convidamos outros expoentes do agronegócio para que tenhamos amplo debate durante as reuniões que serão realizadas trimestralmente, e na medida que houver alguma necessidade, o Conselho se autoconvocará”.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA) e do COAGRO-CNI, José Carlos Lyra de Andrade ressaltou que o presidente Marcelo Thomé, com essa iniciativa, o agronegócio, principal atividade econômica do estado, vai contar com forte apoio, principalmente no que concerne às políticas em defesa da agropecuária.

De acordo com Lyra, “o COAGRO-FIERO é o terceiro a ser implantado no país, os demais atuam em São Paulo e Minas Gerais. Nas reuniões do Conselho Nacional, defendemos as atividades agropecuárias no Brasil, e em Rondônia não será diferente, pois a partir das ações e deliberações do Conselho o setor vai ser mais assistido, temas pertinentes serão debatidos e mais soluções para os problemas que surgem no dia a dia da atividade serão apresentados.

O empresário Olivier Roger Sylvain Girard, da Macroinfra – Consultores de Sociedade Simples Limitada, ministrou a palestra “Desafios da logística do agronegócio no contexto nacional e de Rondônia”. Ele falou da BR-364, BR-319, o potencial da ferrovia, os desafios da hidrovia do Madeira, das rodovias estaduais que precisam de uma boa manutenção, recuperação asfáltica, dentre outros temas.

Gustavo Volpato Serbino, da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Porto Velho (Semagric) e Janderson Rodrigues Dalazen, da Secretaria de Estado da Agricultura foram unânimes em parabenizar a iniciativa do presidente Marcelo Thomé e que o Conselho vai contribuir de forma efetiva para o desenvolvimento dos setores.

O evento contou ainda com a presença de diretores da FIERO e de representantes de entidades como Sebrae, Embrapa, Emater, Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Federação da Agricultura de Rondônia, Grupo Rovema, Sicoob, lideranças empresarias da indústria e do agronegócio.