14 de October de 2022 - 11h09

FIERO congratula senador e deputados estaduais e federais eleitos por Rondônia

Em mais de 36 anos de atividades em prol da indústria e em defesa da classe empresarial, a Federação das Indústrias de Rondônia (FIERO) sempre trabalhou para estreitar o relacionamento com os parlamentares rondonienses, sejam da base estadual, sejam da bancada federal. A entidade continua fortalecendo o diálogo de forma apartidária e sem se vincular a ideologias políticas.

No ensejo, o presidente da FIERO, Marcelo Thomé, em nome dos diretores e conselheiros, parabeniza cada um dos 24 deputados que a partir de fevereiro de 2023 assume uma cadeira na Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) e os oito que atuarão na esfera do Legislativo Federal e ainda o senador eleito para o mandato de oito anos no Senado Federal.

O setor industrial nunca foi tão vital para a economia brasileira e mesmo com a crise desencadeada pela pandemia do coronavírus, o país sentiu como a indústria consegue inovar, assimilar tecnologias e desenvolver produtos. “A indústria é responsável por gerar empregos indispensáveis para a retomada econômica. Daí que o diálogo com os parlamentares se faz ainda mais imprescindível”, disse o presidente da FIERO.

A indústria emprega 9,7 milhões de trabalhadores que garantem o sustento de suas famílias, o equivalente a 20,4% dos empregos formais do país. Destes, 6,8 milhões estão alocados apenas na indústria de transformação. E os que possuem ensino superior completo ganham 33% a mais do que a média do país, contribuindo para o aumento da renda per capita dos brasileiros. E ainda, o setor representa 69% das exportações brasileiras de bens e serviços, 69% dos investimentos em P&D da iniciativa privada e 33% da arrecadação de tributos federais, exceto receitas previdenciárias.

Thomé ressalta que “nosso objetivo é conscientizar ainda mais senadores e deputados e governantes, que um país do tamanho do Brasil não consegue ser sustentável sem uma indústria forte e competitiva. A indústria é o principal polo gerador de tecnologia e de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) para o sistema produtivo de uma maneira geral, desempenhando um papel estratégico no fortalecimento de todos os demais setores brasileiros”.

Ainda conforme o líder empresarial, “temos expectativas positivas quanto à atuação dos parlamentares de Rondônia eleitos no pleito deste ano.

“Faço minhas as palavras do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga, que disse – “A indústria nacional viabiliza o desenvolvimento de serviços de alto valor agregado, como pesquisa científica, design, logística e marketing. Tanto a agricultura brasileira, que está entre as mais competitivas do mundo, quanto o setor de comércio e serviços dependem de uma indústria forte”, finalizou.