15 de December de 2022 - 09h18

Crescimento da indústria da construção é interrompido em novembro, aponta CNI

Atividade e emprego industrial recuaram em relação a outubro, como é normal para o período. Quedas ocorrem depois de altas expressivas

A atividade da indústria da construção e a evolução do emprego no setor encolheram na passagem de outubro para novembro, de acordo com dados da Sondagem Indústria da Construção, da Confederação Nacional da Indústria (CNI). De acordo com o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, a queda na passagem de outubro para novembro é movimento usual para o período e os índices de atividade e de emprego cruzaram para baixo da linha divisória de 50 pontos.

O índice de evolução do nível de atividade da indústria da construção ficou em 48,2 pontos em novembro de 2022, depois de cair 1,8 ponto na passagem de um mês para o outro. O índice de evolução do nível de número de empregados da construção recuou para 48,5 pontos. Com a queda de 2,1 pontos em relação a outubro, o índice está abaixo da linha divisória de 50 pontos, que separa o aumento da queda do emprego.

“O ano de 2022 foi marcado por fortes avanços do nível de atividade para a indústria da construção, tendência que foi revertida nos últimos meses. Esses recuos não representam que agora vai se iniciar uma tendência negativa. Entendemos que o setor vai continuar em um nível de atividade elevado, só não deve se acelerar como vinha ocorrendo.”, explica Marcelo Azevedo.

Utilização da Capacidade Operacional alcança maior valor para meses de novembro em nove anos

A Utilização da Capacidade Operacional (UCO) diminuiu um ponto percentual em relação a outubro, passando para 67%. O resultado apresenta recuo, após quatro meses consecutivos de manutenção do índice no patamar de 68%. Apesar disso, a UCO tem o seu melhor resultado para meses de novembro desde 2013, quando o índice se situava em 70%.

Confiança do empresário da construção tem segunda queda consecutiva

Em dezembro de 2022, o Índice de Confiança do Empresário (ICEI) da indústria da construção caiu 3,2 pontos e encerra o ano em 50,7 pontos. Todos os componentes do ICEI registraram queda na passagem de novembro para dezembro. Apesar da queda, o índice sugere confiança, embora menos disseminada.

Entre os componentes do ICEI da construção, os índices de condições atuais da economia brasileira e o índice de expectativas da economia brasileira para os próximos seis meses ficaram abaixo da linha divisória dos 50 pontos, registrando 48,6 pontos e 45,4 pontos, respectivamente. Esse resultado indica um estado de pessimismo dos empresários da construção tanto para condições atuais quanto para expectativas futuras da economia brasileira.