IMPRENSA
04 de January de 2023 - 08h16

A- A A+

FIERO parabeniza Rondônia pelos seus 41 anos

A Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) parabeniza o Estado pelos seus 41 anos, e seu presidente Marcelo Thomé, cumprimenta o governador Marcos Rocha pela sua reeleição no pleito de 2022. Ao participar da solenidade de posse, ocorrida no último dia 1º, no Teatro Palácio das Artes, em Porto Velho, Thomé reafirmou o compromisso da entidade em realizações futuras e ações conjuntas no intuito de fortalecer o setor industrial, impulsionando a economia local.


Durante a campanha eleitoral, o então candidato à reeleição, propôs a criação do Programa de Atração de Indústrias (PAI), que comunga com os anseios do setor produtivo rondoniense. Para o presidente da FIERO é fundamental que políticas de incentivo de investimentos no estado sejam aplicadas de forma a fomentar o desenvolvimento, sob a ótica da segurança jurídica, desburocratização e sustentabilidade, e assim melhorar a condição de vida dos rondonienses e confiança para novos investimentos. "Essa conjunção oportunizará a abertura de novos empregos e geração de renda", pondera Marcelo Thomé.


Atualmente a indústria é responsável por 19% do PIB de Rondônia. De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), a indústria é responsável por 52.828 postos de trabalho no estado.


No tocante à qualificação profissional a ser absorvida em futuras instalações industriais no Estado, o portifólio de cursos disponibilizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), contribui com a formação de mão de obra com base nas demandas do mercado. Hoje o SENAI conta com unidades em Porto Velho, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena. Também possui o programa SENAI Vai Até Você, que por meio de unidades móveis e os kits didáticos, pode ministrar cursos em qualquer município rondoniense, sem a necessidade de deslocamento dos alunos para outras cidades. Também oferta diversos cursos no formato Ensino à Distância (EAD).


"Temos no SENAI excelentes cursos que são voltados à realidade da nossa indústria" afirma Thomé.  O presidente da FIERO frisou que o SENAI Rondônia se destacou em 2022 como o melhor entre os demais Departamentos Regionais do Brasil. "Nosso departamento regional foi o primeiro colocado no Sistema de Avaliação do Ensino Profissional - SAEP, divulgado em novembro passado pela CNI”, destaca o presidente da FIERO.


O SAEP é realizado em duas etapas e é composto por provas objetiva e prática, e tem por objetivo verificar o que os alunos, ao final do curso, sabem e são capazes de aplicar, conforme previsto no perfil profissional de cada curso avaliado. A avaliação é externa e realizada pelo Centro de Pesquisa em Avaliação e Seleção de Promoção de Eventos (Cebraspe), instituição ligada à Universidade de Brasília (UNB).


Mais notícias

SENAI-RO inicia consultorias pelo Programa Brasil Mais Produtivo

FIERO destaca aprovação de PL que beneficia setor produtivo

Programa do governo deve impulsionar o mercado de crédito, avalia CNI

SUDAM promove oficina na FIERO para redução de imposto para pessoa jurídica