28 de February de 2023 - 12h30

FIERO, SESI, SENAI e IEL realizam pesquisa de clima organizacional

Desde o dia 16 de fevereiro a Coordenação de Recursos Humanos responsável pela realização da pesquisa de clima organizacional junto aos colaboradores da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia e das casas SESI, SENAI e IEL, iniciou campanha de conscientização via e-mail corporativo, acerca da importância da participação de todos os colaboradores.

A aplicação da pesquisa iniciou na manhã desta segunda-feira, 27, na Casa da Indústria e nas demais unidades localizadas na capital: SESI Saúde, SENAI CETEM, SESI-SENAI Lagoa e Ariquemes. A partir desta terça-feira, 28 até o dia 2 de março, seguindo o cronograma, será a vez das unidades Jaru, Ji-Paraná, Vilhena, Pimenta Bueno, Rolim de Moura, e da escola SENAI e SESI Saúde de Cacoal.

Segundo a analista de Recursos Humanos, Ana Paula de Souza, após analisar o resultado da pesquisa, será avaliado quais os pontos fortes no ambiente de trabalho e os passíveis de melhorias; mensurar o nível de satisfação dos colaboradores; detectar aspectos positivos e oportunidades; levantar elementos para a tomada de decisões relativas as condições de trabalho e a gestão de pessoas.

Conforme Ana Paula, uma das responsáveis pela pesquisa, a adesão vem sendo boa. “O engajamento de todos os setores é fundamental para que possamos implementar planos de ação mais eficazes. O apoio da direção foi fundamental para realização da pesquisa organizacional”.

Ana Paula comentou que “é importante ouvir os funcionários, saber quais as perspectivas em relação ao ambiente de trabalho. Então começamos a pesquisar qual a melhor metodologia para realizarmos, e as ideias foram surgindo, escolhemos aplicar a pesquisa em formato presencial, para garantir o engajamento dos empregados, sigilo e anonimato das informações”, pontuou.

A analista de RH, Zoraci Guimarães dos Santos seguiu alguns critérios quanto à elaboração das perguntas, dentre eles, alinhamentos com estratégias da empresa, cultura organizacional, comunicação interna, credibilidade, gestão de pessoas, inovação, liderança, motivação, pressão e estresse, relacionamento externo, remuneração e benefícios, trabalho em equipe, Ambiente laboral, capacitação e desenvolvimentos e plano de carreira.

Zoraci lembrou que após a conclusão dos resultados da pesquisa será elaborado plano de ação de melhorias que será analisado pela direção e serão discutidos quais os fatores que mais impactam o clima organizacional.

O superintendente do SESI-IEL e diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago ressaltou que “a pesquisa de clima organizacional possibilita que a instituição avalie seu momento atual e planeje ações, promovendo um processo de melhoria contínua do ambiente de trabalho e define as ações que possam ser adotadas com base em dados concretos.

A pesquisa contou também com a participação do Assessor Paulo Moacir além das analistas de RH Danielle Casara, Rosalina Maria Nicocelli, da analista de sistemas, Elizangela da Costa Santos. A analista de Departamento Pessoal, Helaine Mercê atuou na aplicação do questionário nas unidades de Ariquemes e Ji-Paraná.