Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao navegar, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Aviso de Privacidade e nossa Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

IMPRENSA
09 de February de 2023 - 16h50

A- A A+

Presidente da FIERO apresenta ações da entidade à deputada Ieda Chaves

Em visita à Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), a deputada estadual Ieda Chaves, se inteirou sobre as áreas de atuação da entidade na defesa dos interesses da indústria rondoniense, junto com seus braços operacionais, SESI, SENAI e IEL. O presidente Marcelo Thomé fez uma apresentação à parlamentar, para demonstrar as oportunidades de parceria com o poder público sob a ótica da indústria.


Em números, o presidente da FIERO demonstrou a base industrial local, que atualmente responde por 19% do PIB de Rondônia. Hoje, os principais setores industriais estão concentrados nas atividades de serviços e utilidade pública (energia, água e outros), construção, alimentos, madeira e minerais não metálicos. Em números de exportação, o estado se destaca pela transação de grãos (soja e milho), carne, minério e madeira. O estado é o 5º maior exportador de carne bovina do país. Os maiores parceiros comerciais são China, Espanha e Holanda.


Marcelo Thomé esclareceu os serviços prestados pelo SESI, em educação, saúde, segurança no trabalho e promoção de qualidade de vida. Na educação, destacou que o SESI foi o pioneiro no Estado na implantação do Novo Ensino Médio, que associa o ensino regular à formação técnica. Ieda Chaves informou que “neste ponto, o SESI pode contribuir muito para a adequação da grade curricular das escolas públicas”, ressalta.


O SENAI, além da educação profissional, expandiu ofertas para o Ensino Superior, e dispõe de programas como o SENAI Vai Até Você, em que há a possibilidade de ministrar cursos em qualquer localidade, sem a necessidade do deslocamento dos alunos até as unidades físicas. Também conta com consultorias no campo da inovação e tecnologia.


Para dar mais subsídios à pauta desenvolvimentista da deputada quanto à contribuição da FIERO para Rondônia, o presidente explanou de forma sucinta sobre o Plano de Desenvolvimento Industrial (PDI), idealizado sob a ótica de seis pilares (micrologia de transporte, desenvolvimento industrial, matriz energética, telecomunicações e tecnologia da informação, capacitação de capital humano e segurança hídrica), e entregou os cadernos setoriais, realizado pela prefeitura da Capital, que se trata de um estudo dividido em 8 temas que mostram as oportunidades econômicas de Porto Velho e do Estado, com foco no desenvolvimento sustentável. A reunião contou com a participação do superintendente do SESI-IEL e diretor-regional do SENAI, Alex Santiago e do superintendente da FIERO, Gilberto Baptista.

 


Mais notícias

Texto preliminar da Reforma Tributária aponta para modelo mais eficiente e moderno, diz presidente da CNI

Durante live, SENAI-RO lança abertura de vagas dos cursos gratuitos para a comunidade

FIERO e SENAI recebem ABDI para visita técnica e assinatura de acordo de cooperação

Energisa apresenta resultados e futuros investimentos a empresários na FIERO