27 de February de 2023 - 08h33

Vice-governador faz visita à FIERO

A aproximação da pasta do desenvolvimento econômico com o setor produtivo e a construção de uma agenda verde foram alguns dos temas do encontro entre o Conselho de Representantes da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) com o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), Sérgio Gonçalves. Ele foi recebido pelo presidente da entidade, Marcelo Thomé, e demais conselheiros da FIERO, nesta sexta-feira, 24.

Ao parabenizar o vice-governador pela reeleição do último pleito, Thomé ressaltou a importância desta reunião, como oportunidade de dialogar sobre futuros projetos e parcerias para os próximos quatro anos.   Gonçalves ressaltou a importância deste estreitamento de laços. “Como venho da iniciativa privada, sei de algumas carências por qual passam o setor produtivo”, afirmou.

Ele comentou que durante a campanha teve a oportunidade de ter maior conhecimento em trabalhar políticas públicas. “Aprovamos projetos para melhorias, mas queremos avançar, principalmente no fortalecimento das nossas indústrias e empresas e atrair novos negócios para o Estado, assim vamos gerar empregos e renda em Rondônia”, afirmou Gonçalves.

Nesta questão, o vice-governador afirmou que as feiras de negócios e da agropecuária serão retomadas, “pois são grande atrativo e que movimentam a economia regional”, ressalta. Gonçalves também ponderou que a partir de estudos como o Mapa de Trabalho, desenvolvido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), por estado, indica que é necessária qualificação profissional. “Temos vagas para postos de trabalho, falta mão de obra qualificada, e nisso sabemos que podemos contar com o apoio de vocês”, afirmou.

Dentro de uma nova visão moderna, o vice-governador considerou que a modernização da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (SEDAM), é de suma importância, para trazer segurança jurídica, para atrair futuros investimentos para Rondônia. Diante desta pauta, Marcelo Thomé, que também preside o Instituto Amazônia+21 propôs que na próxima reunião do conselho, Gonçalves traga seus técnicos da SEDEC para juntamente com a equipe do instituto, encontrar soluções com projetos de desenvolvimento sustentável.

Sergio Gonçalves recebeu do presidente da FIERO, os cadernos setoriais, estudo em 8 temas que abordam as potencialidades econômicas, com um recorte para a cidade de Porto Velho, mas perfeitamente replicável e escalável para Rondônia. “Ao final de cada caderno existe um plano de trabalho, para que possamos nos mobilizar para implementar as ações. Aqui tem parcela significativa do governo do estado, prefeitura, dos sindicatos, da FIERO, do SENAI e se cada um fizer o que nos cabe, transformamos o Estado de Rondônia”, destacou Marcelo Thomé.