IMPRENSA
17 de March de 2023 - 09h52

A- A A+

Equipes do DR-RO participam do 5º Festival SESI de Robótica em Brasília

O 5º Festival SESI de Robótica, cuja abertura aconteceu quarta-feira, 15 na Arena BRB Mané Garrincha em Brasília, onde as competições estão sendo realizadas, conta com a participação de mais de dois mil estudantes, dentre eles, duas equipes do SESI-SENAI de Rondônia. A NIMBLE, da unidade Lagoa, de Porto Velho e a ELEV3R, de Vilhena.

 

O superintendente do SESI-RO, Alex Santiago, o gerente Educação Básica e Profissional do SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, a coordenadora de Educação do SESI Lagoa, Juliane Loubach, dentre outros convidados, prestigiaram o evento e estiveram com os representantes do DR-RO.

 

Alex Santiago, ressaltou a importância da participação efetiva do DR-RO nas ações realizadas pelo DN, inclusive esse Festival de Robótica, um evento que reúne estudantes de todo o Brasil. "Inclusive, o senador Confúcio Moura, da bancada de Rondônia, esteve com as nossas equipes, conversou e desejou sucesso na competição".

 

“É essencial darmos suporte para que os nossos alunos - individualmente ou em grupo, participem destas competições, pois desta maneira poderão comprovar na prática, seus talentos, criatividade, combinando com os conhecimentos adquiridos nas escolas do SESI-SENAI de Rondônia, em igualdade com os demais dois mil competidores que enfrentarão ao longo do festival. Eles já são campeões e motivo de orgulho”, disse o Santiago.

 

Jair Coelho lembrou que “o SESI e o SENAI estão buscando, por meio da valorização da robótica, da automação e do conhecimento de digitais, fazer com que os jovens tenham cada vez mais formação para o futuro, que se torna a cada dia mais digital. Estamos na torcida pelas duas equipes representantes do nosso DR”, destacou.

 

Os professores e treinadores Silvio Luiz e Lorines Cezne, da ELEV3R e Allan Robson Oliveira dos Santos, à frente da NIMBLE estão otimistas e cheios de expectativas quanto à participação das duas equipes nas respectivas competições. A primeira vai competir na categoria First Lego League (FLL) e a segunda, na categoria Fórmula 1 in Schools (F1).

 

“Participar com a equipe no Festival tem sido maravilhoso e uma significativa conquista para os meninos e a escola”, afirmou Santos. “Tivemos muito apoio dos demais alunos da escola, dos pais, dos colaboradores e principalmente do DR, que forneceu os equipamentos para a produção do carrinho, custeou a viagem e a hospedagem dos técnicos. Eles estão motivados e com toda certeza vai marcar para sempre esses jovens que são o futuro do nosso estado”.

 

Silvio Luiz e Lorines também fizeram questão de agradecer o apoio do gerente da unidade Silvio Leite e do DR, principalmente na parte de infraestrutura, na aquisição de maletas, tapetes, a disponibilidade de salas para os treinamentos, inclusive o uso dos melhores equipamentos. “Tudo isso deixa nossa equipe ainda mais competitiva por usarmos o mesmo material usado em São Paulo, Japão ou Estados Unidos“.


Mais notícias

Treinadores destacam evolução das equipes de robótica das unidades SESI-SENAI-IEL Lagoa e Vilhena

Departamento Regional de Rondônia participa de Seminário Internacional SESI de Educação

Equipe Nimble participa do Torneio SESI de Robótica 2024 na modalidade F1 in Schools

Equipe Elev3r segue para o Festival SESI de Robótica onde compete na etapa nacional da categoria FLL