IMPRENSA
07 de March de 2023 - 13h55

A- A A+

FIERO participa de evento internacional sobre madeiras sustentáveis

A utilização da madeira engenheirada é fundamental para uma obra mais sustentável. Pela sua resistência extrema com precisão e estabilidade, leveza para transporte funcional, velocidade no tempo de obras, refinamento no acabamento, otimização de materiais com enorme redução de desperdício, esse produto está revolucionando o cenário da construção civil mundial.


Esse foi o tema central do WOODLIFE SWEDEN -  evento promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com o apoio da Embaixada da Suécia, que teve por objetivo discutir construções sustentáveis em madeira.


Um workshop foi realizado durante esse evento internacional, no qual Marcelo Thomé, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) proferiu palestra sobre o tema “Financiabilidade da construção sustentável em madeira no Brasil”, em um painel compartilhado com o diretor do Banco Safra e ex-ministro Joaquim Levy.


Sobre esse conceito, Thomé revela: “isso nos interessa sobremaneira porque o Instituto Amazônia+21 criou um projeto, em parceria com a FIERO, com a CBIC, a Federação das Indústrias do Mato Grosso (FIEMT) e o SENAI, que irá estruturar uma nova cadeia produtiva na Amazônia, de construção de casas de interesse social, usando um material chamado madeira laminada colada, a ser produzido em uma indústria instalada na Amazônia, e a partir do fomento ao setor primário, produzindo florestas plantadas para essa indústria, inclusive com foco na identificação de quais espécies nativas amazônicas a gente poderia usar na produção desse material”.


O evento contou ainda com a participação de outros especialistas e empresários, suecos e brasileiros, que abordaram temas como evolução do mercado, políticas públicas, produção florestal e os processos de industrialização de madeira engenheirada, além dos avanços no Brasil de uma norma técnica para o Wood Frame - sistema construtivo executado com peças de madeira.


Integrou a programação, sendo inaugurada na ocasião, a exposição itinerante “Woodlife Sweden”, que já aconteceu em vários países e agora chega ao Brasil, mostrando 40 projetos-modelo, representativos da tecnologia e versatilidade na realização de projetos arquitetônicos inovadores, que utilizam como elemento estrutural a madeira engenheirada em suas construções edificadas na Suécia.


Fotos: Ivone Fotos&Vídeo-PR


Mais notícias

Novo Brasil Mais Produtivo é lançado na FIERO e promete revolucionar a produtividade das micro, pequenas e médias indústrias

FIERO apoia e parabeniza decreto que visa incremento na oferta de voos para Rondônia

CNI sedia fórum internacional para fortalecer empreendedoras industriais

Corte de 0,5 ponto na Selic é insuficiente, afirma presidente da CNI