12 de May de 2023 - 08h47

FIERO e SENAI recebem ABDI para visita técnica e assinatura de acordo de cooperação

A diretoria e assessoria técnica da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) realizaram visita em Rondônia para avaliar o desenvolvimento do projeto de Eficiência Energética, denominado Mais Rondônia, idealizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RO), em parceria com o Instituto Federal de Rondônia - IFRO e a Secretária de Desenvolvimento Econômico de Rondônia (SEDEC). Em reunião na presidência da Federação das Indústrias (FIERO), a equipe de Soluções em Tecnologia e Inovação (STI) do SENAI apresentou as etapas do projeto que já foram efetivadas.

A apresentação das fases do projeto foi realizada pelos integrantes da área de STI do SENAI-RO, formada pelo gerente José Rafael Lopes, pelas consultoras Lissandra Souza e Cleópatra Caldeira.

O projeto contemplado pela ABDI no edital digital.br propõe a utilização de tecnologias de medição e monitoramento inteligente do consumo de energia elétrica, e atende 60 empreendimentos entre micro, pequenas e médias empresas, em Porto Velho. As empresas recebem um medidor inteligente de energia, que permite coletar, armazenar, acessar e usar dados para o desenvolvimento de análises e tomada de decisões. Dentro da visão da ABDI, o presidente Igor Calvet, afirma que o projeto pode aliar a transformação digital das empresas por meio da difusão de novas tecnologias para o aumento da produtividade.

O presidente da FIERO agradeceu a presença da equipe da ABDI e disse que a parceria rende frutos para o desenvolvimento da indústria rondoniense, principalmente na extensão do projeto, que visa atender mais empresas e contemplar àquelas que estão instaladas nas demais cidades rondonienses. “É um importante instrumento que vai auxiliar a produtividade das nossas indústrias”, afirma.

Thomé frisou que a parceria com a ABDI se consolida, uma vez que ela entende a necessidade de projetos voltados ao desenvolvimento sustentável da região Norte, combinado com inovação, digitalização e avanço tecnológico ao se integrar como parceira do Instituto Amazônia+21. “A ABDI tem um portifólio que pode contribuir nesse processo fornecendo soluções inovadoras para a nossa indústria”, aponta.

Após a reunião, a equipe da ABDI visitou duas empresas contempladas com o projeto Mais Rondônia.

Termo de cooperação

Consolidando a parceria entre FIERO/SENAI e ABDI, foi assinado um acordo de cooperação, que tem por objetivo desenvolver atividades que permitam instruir e desfrutar de canais e processos para troca de informações e experiências entre as partes, idealizar, estruturar captar recursos e executar conjuntamente projetos nos assuntos de interesse e estimular a transformação digital, a difusão de tecnologias e industrialização sustentável no Brasil, com foco em Rondônia.

O documento foi assinado pelo presidente da FIERO, Marcelo Thomé, pelo diretor regional do SENAI, Alex Santiago, o presidente da ABDI, Igor Calvet, e pelo diretor da ABDI, Carlos Geraldo Santana de Oliveira.