IMPRENSA
03 de July de 2023 - 13h47

A- A A+

Emprego na indústria perde tração em 2023 e cai em maio, diz CNI

A variação no ano é positiva, no entanto, a previsão é de que um longo período de crescimento do emprego na indústria de transformação tenha se encerrado. Faturamento e horas trabalhadas cresceram

 

O emprego na indústria de transformação recuou 0,3% em maio na comparação com abril de 2023. Os dados são da pesquisa Indicadores Industriais, da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e mostram que dos cinco meses de 2023, o emprego caiu em três deles. Na avaliação da economista da CNI Larissa Nocko, um longo período de crescimento do emprego na indústria de transformação se encerrou. A variação no ano, contudo, é positiva com crescimento de 0,9%.


Confira aqui entrevista com a economista da CNI Larissa Nocko sobre os indicadores.


“A queda do emprego está em linha com o esgotamento dos impulsos de crescimento do mercado de trabalho que ainda estavam associados à recuperação pós-pandemia, caracterizada por uma longa sequência de avanços”, explica a economista.


O faturamento real da indústria avançou 0,9% na comparação com abril. A série segue em trajetória de crescimento desde o final de 2021 e, nos primeiros cinco meses de 2023, acumula crescimento de 3,7% na comparação com o mesmo período de 2022. O recuo de 1,2% em abril foi revertido apenas parcialmente pelo resultado de maio. Desta forma, indicador permanece inferior ao registrado em março de 2023.


As horas trabalhadas na indústria de transformação cresceram 2,6% na comparação com abril de 2023 e a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) apresentou estabilidade na comparação com abril em maio de 2023. A UCI segue em trajetória de queda desde o início de 2021. Na comparação com o resultado de maio de 2022, o recuo foi de 2,6 pontos percentuais.  


Mais notícias

Aulas dinâmicas estimulam o aprendizado dos alunos do 1º ano do SESI de Nova Mutum

FIERO avalia impactos da aprovação do fim da taxa sobre compras internacionais

Professores do SESI participam de capacitação integrada sobre leitura e matemática para a infância

Inovação e troca de saberes transformam a prática docente no SESI-RO