IMPRENSA
25 de August de 2023 - 10h00

A- A A+

Presidente da FIERO destaca papel da Amazônia no futuro sustentável durante evento em Natal

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, que também representa a Confederação Nacional da Indústria (CNI) no Conselho Orientador do Fundo Amazônia (COFA), defendeu um novo modelo industrial, o combate às desigualdades regionais e o protagonismo da Amazônia para uma economia verde, em palestra no evento Sistema FIERN Experience, realizado no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN, em Natal, Rio Grande do Norte. A fala de Thomé ganhou repercussão e foi recebida como referência de uma posição mais forte do setor produtivo brasileiro por uma economia mais sustentável.

 

Com uma visão direcionada sobre a importância da Amazônia no desenvolvimento sustentável para o Brasil e o mundo, a palestra de Marcelo Thomé trouxe informações e esclarecimentos sobre o Fundo da Amazônia, indicando prioridades e possiblidades de acesso aos recursos administrados pelo BNDES. Thomé destacou a importância do COFA como instrumento crucial para a preservação da Amazônia, que desempenha um papel vital na regulação do clima global e na conservação da biodiversidade.

 

O presidente também pontuou sobre o potencial do Brasil como protagonista na economia global de baixo carbono. Enfatizou a vasta extensão de recursos naturais e a capacidade do país de liderar a transição para modelos econômicos mais sustentáveis, impulsionando a produção de energias renováveis e promovendo a eficiência energética.

 

Ele destacou o papel fundamental da indústria nessa transição para uma economia mais verde, pois o setor representa um dos principais pilares da economia nacional, com função crítica para a disseminação de práticas sustentáveis. Ao investir em tecnologias limpas, reduzir as emissões de carbono e adotar processos de produção mais eficientes, a indústria não só contribui para a proteção do meio ambiente, mas também impulsiona a sua própria eficiência e competitividade.

 

Marcelo também falou sobre o Instituto Amazônia+21, organização dedicada à promoção de negócios sustentáveis na Amazônia, unindo esforços do setor privado, organizações não governamentais e comunidades locais. O instituto é um exemplo inspirador de como a sustentabilidade e a preservação ambiental podem andar de mãos dadas com o crescimento econômico setorial e territorial, gerando oportunidades de vida para as pessoas nas suas próprias comunidades, nas cidades, campos e florestas. Todas essas abordagens estão focadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e na agenda ESG, conceito voltado para a sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa nas empresas e negócios.

 

O Sistema FIERN Experience acontece dia 24 e 25 de agosto, reunindo especialistas, líderes empresariais e autoridades para debater o futuro da indústria, mudanças climáticas e outros temas relacionados à sustentabilidade. Gratuito e aberto ao público o evento faz parte das comemorações de 70 anos de fundação da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte.

 

Imagem: FIERN


Mais notícias

FIERO marca presença na 3ª Reunião Ordinária do COMPEM

60 por cento das indústrias apontam carga tributária como fator de maior impacto na conta de luz, diz CNI

Gerência de Cacoal do SESI-SENAI apresenta os serviços e soluções para a nova diretoria do SIMAROM

Prédio do SESI e SENAI de Ariquemes está com instalações revitalizadas