04 de August de 2023 - 07h23

Programa de Governança Corporativa e Compliance asseguram a conformidade das ações da FIERO, SESI, SENAI e IEL

O Compliance, palavra que vem do verbo to comply em inglês, que significa estar em conformidade, é um conjunto de medidas, processos e procedimentos para garantir que a lei seja cumprida. Ele tem a função de proporcionar segurança e minimizar os riscos da instituição, acatando as normas e leis estabelecidos internas e externamente.

Implantado em 2021, o programa não abrange somente as obrigações legais da organização, mas também a questões de ética, cultura corporativa e diversos outros riscos. Se dedicando a todas as áreas que possam afetar o seu desempenho e reputação, como os valores de cada instituição que podem ser violados.

“Tudo que envolve leis, normas, e procedimentos, nós enquanto Compliance precisamos fazer cumprir”, afirmou Raimunda Queiroz, da Assessoria do Compliance da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO). “O programa protege a instituição e seus braços operacionais SESI-SENAI e IEL, dos riscos externos, assegurando a imagem e a integridade da instituição e dos seus colaboradores”, comentou.

O Compliance é sustentado por nove pilares sendo eles, o suporte da alta administração; a avaliação de riscos; código de conduta e ética e políticas do compliance, controles internos, treinamento e comunicação, canais de denúncia; investigações internas; Due diligence, auditoria e monitoramento.

Dois dos principais pilares do Compliance internamente, são o Código de Conduta e Ética e o Apoio da Alta Administração. No documento consta todas as diretrizes, as atitudes de relacionamento interno e externo. “A leitura deste documento por cada funcionário é vital para que todos entendam a importância da implementação em nossas instituições. O código traz segurança ao funcionário na hora de utilizar o canal de denúncia, por ter o documento como um amparo”, ponderou Raimunda.

Ainda conforme Raimunda, ter um Programa de Compliance efetivo na organização significa que existe transparência e integridade na gestão, enquanto não ter, indica que a instituição pode correr grandes riscos desnecessariamente, que podem levar a perdas financeiras, patrimoniais, de mercado e muitas outras.

Raimunda ainda destacou que a alta administração das entidades FIERO, SESI, SENAI e IEL, tem se apresentado fortemente comprometida com os objetivos e com o Programa de Governança Corporativa em Compliance, o que se materializa mediante sua constante participação na disseminação da cultura de conformidade, mantendo a observância quanto ao cumprimento dos procedimentos e controles estabelecidos em seu Código de Conduta Ética.

As políticas e procedimentos do Compliance como o código de conduta e ética, a lei anticorrupção e a transparência, estão disponibilizados no GED para todos os funcionários, acesse aqui. Quanto à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), estabelece regras para empresas e organizações sobre coleta, uso, armazenamento e compartilhamento de dados pessoais, impondo multas e sanções no caso de descumprimento. Conheça mais sobre a LGPD, acessando a pasta Lei Geral de Proteção de Dados.

Além da Raimunda Queiroz, o setor conta com a atuação do analista de Compliance Arthur Fagundes de Toledo Sena e da estagiária Gleyziely Victoria Lucena Benarrosh.