30 de August de 2023 - 08h48

Representante da FIERO participa da 4° Reunião Ordinária do Conselho de Assuntos Legislativos da CNI

O encontro aconteceu em Brasília no formato híbrido e contou com a participação do vice-presidente de Assuntos Legislativos da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), José Marcondes Cerrutti, representante da entidade no Conselho de Assuntos Legislativos (CAL), da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

“Discutimos vários projetos de leis que estão em tramitação, na qual apresentamos propostas de interesse da indústria”, afirmou Cerrutti. “Este Conselho tem desempenhado um importante trabalho na defesa do setor produtivo industrial no congresso apresentando para o relator do projeto os benefícios ou os prejuízos que poderão causar”, disse.

O conselheiro destacou a presença do deputado federal André Figueiredo (PDT-CE) e na oportunidade foi tratado as perspectivas de pauta no congresso para o segundo semestre de 2023. Na condição de líder da bancada do Partido Democrático Trabalhista da Câmara, o parlamentar ouviu os principais interesses e preocupações da CNI a respeito de textos iminentes de discussão nestes próximos meses de trabalho. “O deputado se colocou à disposição para continuar dialogando sobre os conteúdos das matérias, sempre visando o desenvolvimento responsável e justo das indústrias brasileiras em prol do progresso do Brasil”, disse Cerrutti.

De acordo com o representante da FIERO, o CAL conta com uma equipe de profissionais da CNI que atuam diariamente no congresso apresentando propostas e atuando efetivamente em prol da indústria e contra projetos que possam prejudicar a indústria. Por isso, como conselheiros nos reunimos todos os meses para discutir com a equipe técnica as estratégias a serem seguidas”, comentou.

Ainda conforme Cerrutti, que também atua como conselheiro do SESI e na presidência do Sindicato das Indústrias de Serrarias, Carpintarias, Tanoarias, Madeiras Compensadas e Laminadas, Aglomerados e Chapas de Madeiras de Vilhena (Simad), o CAL tem como objetivo assessorar a Diretoria da CNI por meio da análise do processo legislativo, acompanhar a elaboração de projetos de lei, coordenação de posições políticas da indústria e análise do processo político.

“Além disso, temos entre as nossas atribuições, acompanhar processos legislativos, examinar projetos de lei e apreciar pareceres e projetos modificadores e alternativos; articular apoio político e projetos de interesse do setor industrial; selecionar e ordenar projetos de lei de interesse do setor industrial; avaliar tendências políticas para assessorar a Presidência e a Diretoria da CNI”, finalizou Cerrutti.