12 de September de 2023 - 10h38

Vice-presidente de Infraestrutura representa a FIERO em reunião do Coinfra

Atuando como representante da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), junto ao Conselho de Infraestrutura (Coinfra), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o vice-presidente Emerson Fidel Campos Araújo participou de mais uma reunião deste Conselho, e segundo ele, foram debatidos assuntos relevantes para a região Norte. A reunião aconteceu no formato hibrido, sendo on-line via Microsoft Teams, e presencial na Sobreloja do Ed. Armando Monteiro Neto (SBN Quadra 1, Bloco I, Brasília - DF).

Na pauta, conforme Fidel, foram debatidos assuntos como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Porto Central e a Ferrovia 352, com o relator Fabrício Cardoso (Porto Central e CEO da Macro Desenvolvimento de Projetos). Houve a participação do deputado José Guimarães (PT-CE).

Aconteceu ainda debate entre os conselheiros sobre a agenda de baixo carbono, tendo como relator, o gerente executivo de Meio Ambiente da CNI, Davi Bontempo. Outro tema, destacado pelo representante da FIERO, o Saneamento Básico: situação atual e perspectivas, com a participação de Claudio Frischtak (InterB). Emerson Fidel destacou o PAC como um importante programa, lançado ainda em agosto pelo governo federal.

A Apresentação realizada pelo CEO Fabrício Cardoso, da Macro Desenvolvimento de Projetos, foi sobre os investimentos que a empresa parceira na parte de logísticas, portos e ferrovias, com o Porto Central, em implantação no Espírito Santo. “Falei para o Fabrício que está havendo o crescimento do volume de grãos na região Norte, em especial em Rondônia, através dos portos e da hidrovia do Madeira, que são vias fundamentais para a atender a essa demanda crescente do agronegócio na região”, afirmou Fidel.

O tema saneamento básico, o novo marco e o desafio da universalização, apresentado pelo estudioso da questão da infraestrutura do Brasil, Cláudio Frischtak, integrante do Coinfra, também fez parte da pauta do dia.

"Por isso, e importante que como vice-presidente de Infraestrutura da FIERO, participe desses debates que são relevantes para a toda a sociedade e para o desenvolvimento da indústria rondoniense", finalizou.

O Coinfra tem como atribuições defender os interesses da indústria nos diversos setores de infraestrutura, transporte de cargas e portos, energia (elétrica, petróleo e gás, dentre outras), saneamento básico e telecomunicações; contribuir para o aprimoramento e implementação de ações que possam aumentar a eficiência da infraestrutura; desenvolver ações para reduzir o preço e aumentar a oferta de serviços de infraestrutura para a indústria nacional.