IMPRENSA
16 de October de 2023 - 15h56

A- A A+

Índice de Confiança do Empresário Industrial caiu 1,4 ponto em outubro

CNI registra a segunda queda consecutiva no indicador. Mesmo com o recuo, o índice segue acima da linha divisória de 50 pontos, dado que mostra confiança do empresário


O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) caiu 1,4 ponto entre setembro e outubro, de 51,9 pontos para 50,5 pontos. Apesar da queda, a indústria segue confiante, pois o indicador está acima dos 50 pontos. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) consultou 1.323 empresas, entre elas 547 de pequeno porte, 483 de médio porte e 293 de grande porte, entre 2 e 6 de outubro de 2023.


É a segunda queda mensal consecutiva do índice, que perdeu 2,7 pontos nos últimos dois meses. O recuo ocorreu nos dois componentes do índice de confiança em outubro.


O Índice de Condições Atuais recuou 1,7 ponto para 45,6 pontos. Ao cair para mais abaixo da linha divisória dos 50 pontos, o indicador de outubro reflete uma avaliação de piora mais intensa e disseminada das condições atuais da economia brasileira e das empresas, na comparação com os últimos seis meses.


O Índice de Expectativas caiu 1,2 ponto para 53,0 pontos. Ao permanecer acima da linha divisória dos 50 pontos, o número segue indicando otimismo da indústria para os próximos seis meses. Porém, a queda indica que o otimismo ficou mais fraco e menos disseminado em outubro.


Mais notícias

FIERO marca presença na 3ª Reunião Ordinária do COMPEM

60 por cento das indústrias apontam carga tributária como fator de maior impacto na conta de luz, diz CNI

Gerência de Cacoal do SESI-SENAI apresenta os serviços e soluções para a nova diretoria do SIMAROM

Prédio do SESI e SENAI de Ariquemes está com instalações revitalizadas