23 de October de 2023 - 14h43

Em evento na FIERO, SUFRAMA reafirma atuação em conjunto para promover o desenvolvimento em Rondônia

Temas como Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), Incentivos Fiscais na Amazônia Ocidental e Amapá, Desenvolvimento de Projetos para obtenção de incentivos fiscais, formas de acesso à financiamentos, fazem parte da programação da Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento em Rondônia, promovido pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA). O evento ocorre na Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), nesta segunda e terça-feira, 23 e 24.

O encontro também faz parte da meta de regionalização e interiorização da SUFRAMA, elencada como prioridade pela atual gestão e tem a finalidade em atuar de forma conjunta com instituições parceiras que atuam em favor do desenvolvimento regional, como a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM) e o Banco da Amazônia (BASA), além das instituições próprias de cada Estado, para estreitar as relações, melhorar o ambiente de negócios da região e reduzir as desigualdades socioeconômicas.

O presidente da FIERO, Marcelo Thomé enfatizou que há muito tempo a entidade defende a integração dos instrumentos do governo federal que atuam no progresso da região Amazônica. “Recompor essa relação entre SUFRAMA, BASA e SUDAM, é fundamental para criarmos um grande vetor de desenvolvimento para toda a região e em especial em Rondônia, pontuou.

Thomé enfatizou que esses dois dias são fundamentais para que os interessados possam absorver os conhecimentos, de modo a se adequarem às normas e legislação da SUFRAMA, no intuito de receber os benefícios que ela anuncia, ressaltou. “É necessária essas adequações e inscrição junto ao Comitê de Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (CAPDA) para acessar os recursos da Lei de Informática, a fim de que os financiamentos à inovação do Estado podem ser feitos com os recursos geridos pela SUFRAMA, e isso é fundamental para destravar e robustecer a agenda de inovação, para garantir geração de novos negócios sustentáveis e emprego e renda”, reforçou.

O superintendente da SUFRAMA, Bosco Saraiva, destacou que as instituições presentes na Jornada apresentarão seus portfólios de projetos, visando à criação de iniciativas conjuntas para promover o desenvolvimento regional e a integração da Amazônia. “Detalhamos como os investidores podem aproveitar os benefícios fiscais, como a Lei de Informática, e como os empreendedores podem industrializar produtos com matérias-primas regionais e incentivos tributários, aproveitando ainda para ressaltar que possuímos mais de um bilhão de reais para serem investidos na área da ciência", informou.

Saraiva afirmou que a autarquia trabalha para desburocratizar as relações entre a SUFRAMA, governo dos estados, prefeituras municipais, a fim de facilitar essas ações, porque é um dever nosso, estar efetivamente integrando os Estados que compõem a Amazônia Ocidental. Anunciou incentivos para a criação de novos institutos de pesquisas em Rondônia, “Uma vez que o estado conta com apenas seis institutos, e queremos que este número cresça de forma a atender os anseios da inovação”, complementou.

Fizeram uso da palavra, o superintendente do BASA em Rondônia, Valdecir Tose, O secretário de governo municipal, Fabrício Jurado, representando o prefeito da capital, Hildon Chaves, o diretor técnico da Agência de Desenvolvimento de Porto Velho (ADPVH), Leandro Dill e o presidente da Junta Comercial, José Alberto Anísio, que representou o governador Marcos Rocha.