16 de October de 2023 - 08h20

FIERO é parceira de eventos voltados à sustentabilidade

Nesta semana (dias 17, 18 e 19), acontece o 1º Fórum de Sustentabilidade de Porto Velho, promovido pela Prefeitura da capital, por meio da Agência de Desenvolvimento de Porto Velho (ADPVH) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), evento do qual a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), é parceira. Simultaneamente o município sedia ainda o 2º Encontro Regional ICLEI Amazônia – O protagonismo dos Governos Locais no Desenvolvimento Econômico e Sustentável da Amazônia. Serão dois grandes eventos para fomentar o desenvolvimento sustentável da região.

O presidente da FIERO, Marcelo Thomé, que também preside a ADPVH e é diretor do Instituto Amazônia+21, estará presente em diversos momentos do evento, que acontecerá nas dependências do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), na avenida Calama. Ele fará parte da abertura, que contará ainda com a presença do governador, Marcos Rocha, do prefeito, Hildon Chaves, do líder indígena de Rondônia, Almir Suruí, do secretário executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Pertétuo, da diretora do Programa Regional de Segurança Energética e Mudanças Climáticas na América Latina (EKLA) da Fundação Konrad Adenauer (KAS), Julia Sandner, do diretor do Departamento de Meio Ambiente Urbano, Mauricio Guerra e do secretário de Meio Ambiente de João Pessoa e Coordenador Nacional do Fórum CB27, Welison Silveira.

No dia 18, Thomé participa de dois momentos. Às 14h30 fará parte no diálogo sobre o tema – Empreendedorismo na Amazônia – Geração de renda, conservação e sustentabilidade a nível local, oportunidade que será abordado o potencial da atividade empreendedora na Amazônia para gerar renda às comunidades locais, em alinhamento com a manutenção da floresta em pé e proteção da biodiversidade local.

A partir das 16h30, fará parte da mesa redonda multi nível que debaterá a Amazônia rumo à COP30. Debate integrado entre representantes de empesas atuantes na Amazônia e poder público, tratando as possibilidades de atuação conjunta em favor da geração de emprego e renda, garantindo a conservação do meio ambiente como parceria Público Privadas (PPPs) e em temas ligados ao ESG.

Além dos temas sobre como proporcionar geração de emprego, renda e desenvolvimento socioeconômico a nível local na região amazônica, em conjunto com a conservação do meio ambiente, a proteção da biodiversidade, também entra na pauta, medidas para mitigação e adaptação dos efeitos da emergência climática. Confira a programação e faça sua inscrição no portal do Fórum de Sustentabilidade de Porto Velho.