06 de October de 2023 - 14h37

FIERO participa dos debates no Fórum Estadual de Mudanças Climáticas

No cenário atual que Rondônia tem enfrentado, com a seca histórica do rio Madeira e com o calor intenso, as mudanças climáticas e a sustentabilidade são temas centrais para o futuro da região. A iniciativa do governo em promover mais um evento do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas representa um passo fundamental na conscientização e mobilização da coletividade. O Fórum reuniu diversos setores da sociedade, incluindo a sociedade civil, ONGs, governo, povos indígenas e originários. É um espaço valioso para debater questões cruciais relacionadas a Amazônia e à preservação dos recursos naturais.

Nesse contexto, a participação ativa da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) no Fórum mostra o compromisso da entidade com a agenda de sustentabilidade e de uma indústria mais verde. A FIERO estava representando a classe industrial do estado no evento, e sua presença nesses debates é vital para assegurar que as preocupações e contribuições do setor sejam ouvidas e consideradas nas políticas públicas relacionadas ao meio ambiente.

A indústria, por meio da FIERO, tem o compromisso de se envolver ativamente em práticas sustentáveis, colaborando na procura por soluções que conciliem o crescimento econômico com a proteção da floresta, através de pesquisas que buscam o avanço de negócios voltados para a preservação da Amazônia, gerando emprego e renda por meio do desenvolvimento sustentável.

Esta abordagem inovadora envolve a possibilidade de investimentos da indústria em projetos que visam mitigar impactos ambientais, tais como reflorestamento, conservação de recursos hídricos e programas de educação ambiental. A participação ativa da Federação no Fórum Estadual de Mudanças Climáticas permite que essas iniciativas sejam debatidas, refinadas e expandidas, promovendo um ambiente de cooperação e aprendizado entre os diversos setores da sociedade.

Segundo Ivandro Behenck, vice-presidente de meio ambiente e sustentabilidade da FIERO, o Fórum é uma conversa com a sociedade através das instituições representativas para discutir qual é a melhor forma de mitigar os impactos das mudanças climáticas e propor políticas ambientais   para assegurar um futuro sustentável e próspero para Rondônia.

O evento aconteceu nesta última quinta-feira (5) e contou com a presença de 24 membros representando diversos setores da sociedade. Criado através da Lei Estadual n° 4.437/2018, provido pela Secretaria do Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), o Fórum é uma importante iniciativa de oportunizar debates valiosos sobre questões essenciais para o futuro do estado.