29 de November de 2023 - 09h32

Diretoria Jurídica da FIERO participa do 21º Encontro Nacional dos Advogados do Sistema Indústria

Realizado na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, a 21ª edição do Encontro Nacional dos Advogados do Sistema Indústria (Enasi), contou com a participação de operadores do direito representantes da Federação das Indústria do Estado de Rondônia (FIERO), o diretor jurídico Marcelo Lessa e as advogadas Mileisi Luci Fernandes e Jaqueline Fernandes Silva.

Temas como os desafios da Neoindustrialização e dos relatórios da Inteligência Artificial, reforma tributária, prescrição e Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB) na visão do Ministério Público de Contas, regulação e fiscalização na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), foram alguns dos temas apresentados durante o evento.

O Enasi, explicou o diretor jurídico da FIERO e dos seus braços operacionais SESI-SENAI-IEL, após três anos de sua realização on-line, em virtude da pandemia, retornou ao modelo presencial. “Trata-se de um evento que nos permite, advogados do Sistema Indústria, apropriarmos dos assuntos mais relevantes e atuais, vivenciados pelos operadores do direito e sua aplicabilidade, em especial, junto aos tribunais superiores. Os temas, indiscutivelmente, são relevantíssimos e expostos por notáveis da área, dentre eles, o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski”, pontuou.

“Apropriarmos desses conhecimentos e trazê-los à nossa realidade, nos habilita, cada vez mais, na defesa dos interesses do Departamento Regional de Rondônia”, ressaltou Marcelo Lessa. “A realização do Enasi, na sua essência de realização, de forma presencial, nos permite, além da aproximação de colegas advogados de outros departamentos regionais, a visão macro do Sistema Indústria e dos assuntos, em seu aspecto jurídico, mais relevantes à indústria brasileira”, comentou.

Lessa destacou ainda o lançamento do livro “Uma trajetória jurídica”, em comemoração aos 20 anos de Enasi. “Indiscutivelmente, este foi um encontro, com temas atuais e pessoas capacitadas em suas exposições. Parabéns ao diretor jurídico da CNI, Cássio Borges pela liderança na organização do evento e, nossos agradecimentos ao presidente Marcelo Thomé e superintendente do SESI-IEL e diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago, por nos incentivarem, disponibilizando-nos meios para participarmos do Enasi 2023”, finalizou.

Para as advogadas Mileisi e Jaqueline, o Enasi fortalece a disseminação e integração do conhecimento jurídico sobre matérias de interesse do Sistema Indústria para os seus profissionais que atuam na área do Direito. Realizado desde 2002, o Encontro mobiliza anualmente os advogados da CNI, SESI, SENAI, IEL e federações estaduais das indústrias.

Além da participação no Enasi, a equipe jurídica da FIERO citou mais um ponto alto, a visitação ao SESI Lab, onde aconteceu o coquetel de encerramento.

De acordo com Mileisi, o SESI Lab é um espaço inédito que conecta arte, ciência e tecnologia, aberto a todos os públicos. “Neste espaço, há a interação com equipamentos que explicam, na prática, diferentes conceitos científicos, fenômenos naturais e sociais. As experiências nos levam a investigar esses fenômenos, refletir sobre novas possibilidades de futuro e, principalmente, se divertir”, disse.

Jaqueline completou afirmando que o local funciona como um museu interativo, com uma programação multidisciplinar, orientada por uma abordagem educativa criativa e inovadora, inclui exposições temporárias e permanentes, festivais, seminários, workshops, oficinas, residências artísticas, cinema, além de atividades orientadas à cultura maker.